15/12/17
33º/19ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Aproveite o cereal

Cevada é um grão vai muito além da fermentação cervejeira

Segundo relatório divulgado pelo Barth-Haas Group, empresa alemã de produtos e serviços relacionados ao lúpulo, o Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo e, para isso, o cultivo da cevada se faz essencial. No entanto, nem todos sabem que a utilidade do grão vai muito além da fermentação cervejeira.

O grão é rico em fibras, vitaminas B1, B2, magnésio, ferro, fósforo, zinco e, em menor quantidade, vitamina E e selênio, componentes fundamentais para manter a saúde em dia. Para quem não dispensa um bom café, mas tem problemas causados pelos malefícios da cafeína, a cevada é uma ótima alternativa para preparar a bebida.

Abaixo, Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis, lista cinco benefícios da cevada.


Auxilia no processo de emagrecimento. Segundo a nutricionista, as fibras da cevada estimulam a saciedade, o que facilita o controle das porções durante as refeições. "As vitaminas do complexo B presentes no grão ainda ajudam a manter o metabolismo em dia e dificultam o acúmulo de gordura", explica.

Sade cardiovascular. Incluir a cevada na alimentação é uma maneira de manter a saúde do sistema cardiovascular em dia. "Isso porque as fibras diminuem a absorção de colesterol no intestino, o que compromete a formação de placas nas paredes das artérias. Dessa forma, a possibilidade de obstrução das artérias, infarto e outras complicações cardíacas cai consideravelmente", pontua Cyntia.

Prevenção do diabetes. De acordo com a consultora, as fibras da cevada também têm um papel importante na prevenção da diabetes, "Essas fibras retardam a absorção do açúcar pelas células, diminuem a liberação de insulina pelo pâncreas e causam aumento da sensibilidade ao hormônio".

Previne a Osteoporose. Doença associada ao envelhecimento, a osteoporose aumenta a fragilidade dos ossos, e, consequentemente, eleva perigosamente o risco de fraturas graves. "Aqui entra mais um dos benefícios da cevada, pois o cobre, magnésio e fósforo, nutrientes presentes no cereal, contribuem diretamente para o fortalecimento dos ossos", destaca a nutricionista.

Sade da pele. Por fim, além de ser altamente benéfica para a saúde, a cevada também pode auxiliar nos cuidados estéticos. "O alto teor de selênio do cereal ajuda a manter a elasticidade da pele, fator que previne o envelhecimento precoce e protege o tecido contra os efeitos negativos da ação dos radicais livres", conclui.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
comentários
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal
PUBLICIDADE
6
Continue Lendo
PUBLICIDADE