Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tá nervoso(a)?

Conheça cinco alimentos que combatem o estresse

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
15 jan 2018 às 16:21
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma pesquisa realizada pela Associação do Controle ao Estresse atestou que a população brasileira é a segunda mais estressada do mundo, perdendo apenas para a japonesa. O estudo ainda demostrou que 70% dos entrevistados culpam o trabalho pelo problema. No entanto, apesar do dado alarmante, a boa notícia é que o estresse pode ser minimizado pela combinação entre alimentação saudável, prática de atividades físicas e uma boa noite de sono.

"A química de alguns alimentos pode alterar a produção de substâncias que são responsáveis por transmitir impulsos nervosos no cérebro e, portanto, o que comemos interfere diretamente em nosso humor", explica a nutricionista Cyntia Maureen. Entre as opções que devem ser evitadas, ela destaca o café, chás preto ou verde, chocolate, álcool, gorduras, frituras e carboidratos refinados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Veja cinco alimentos que auxiliam a combater o estresse e diminuir a tensão:

Leia mais:

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"

Imagem de destaque
Vida mais saudável

Probióticos e prebióticos: saiba quando usá-los para equilibrar a saúde intestinal


Banana: a banana possui substâncias como triptofano, vitamina B6, magnésio e potássio. Elas estimulam a produção de serotonina, hormônio responsável por induzir o sentimento de bem-estar, e consequentemente ajudam a diminuir ansiedade e irritação.

Publicidade


Alface: o alface contém grande quantidade de lactucina e lactupicrina na composição. Essas substâncias, presentes no talo do alimento, atuam como calmantes e relaxantes naturais.


Frutas cítricas: como são ricas em vitamina C, as frutas cítricas reduzem a liberação do cortisol, conhecido como hormônio do estresse. Limão, morango, laranja e tangerina estão entre as principais fontes.


Leguminosas: são eficazes no combate ao estresse, pois, assim como a banana, apresentam elevados níveis de triptofano. Soja, feijão, lentilha, fava e grão de bico são alguns exemplos.

Alho: entre os diversos benefícios à saúde oferecidos pelo alho está o combate ao estresse. O alimento tem essa característica porque possui vitaminas do complexo B, C e aminoácidos, que limpam as toxinas impulsionadoras do estresse.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade