Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Investir no cardápio

Conheça os alimentos que aumentam a imunidade do organismo

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
29 ago 2017 às 17:21
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Além de ser marcado pelo consumo de saborosas sopas, fondues e caldos, o inverno também é tempo de maior incidência de gripes, resfriados e até doenças mais graves, como a pneumonia. Portanto, nesse período, turbinar o sistema imunológico é uma ótima saída para evitar tais desconfortos que podem resultar em desagradáveis "dias de cama". Porém, para tanto, é fundamental ter boas noites de sono, fazer exercícios físicos, controlar o estresse e, sobretudo, ter uma boa alimentação.

Segundo Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis, itens ricos em vitaminas e antioxidantes não podem ficar fora da dieta. "O aspecto preventivo deve ser a palavra de ordem, principalmente no inverno. Diante de tal premissa, a alimentação possui papel fundamental. É preciso resistir às tentações do consumo excessivo de opções calóricas e açucaradas e priorizar as mais funcionais", afirma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Frutas cítricas

Leia mais:

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"

Imagem de destaque
Vida mais saudável

Probióticos e prebióticos: saiba quando usá-los para equilibrar a saúde intestinal


Pelo fato de serem ricas em vitamina C, as frutas cítricas são conhecidas amigas da imunidade. "A vitamina C atua como antioxidante, contribui para o melhor desempenho físico e otimiza a absorção do ferro pelo organismo. Por conta de tais fatores é muito importante para elevar e imunidade e, consequentemente, prevenir gripes e resfriados", explica a nutricionista.

Vegetais verde-escuros

Publicidade


Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


São fontes importantes de vitaminas A, B6 e Ferro, que possuem papel relevante na maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções. "Também são ricos em ácido fólico, nutriente que participa da formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo", complementa Cyntia.


Mel

Publicidade


Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


Além de ser delicioso, o mel tem ação bactericida e antisséptica e contém substâncias que agem como antibióticos naturais. "É um alimento que auxilia no tratamento e na prevenção de problemas pulmonares e de garganta. Ainda conta com vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, C e Biotina", informa.


Gengibre


Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


A especialista explica que o gengibre auxilia na defesa do organismo, uma vez que possui importante ação bactericida e doses consideráveis de vitamina B6 e C. "Uma boa alternativa de consumo é adicionar o gengibre em sucos integrais e chás", recomenda.

Publicidade


Cogumelo Shitake


Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


De acordo com a consultora da Superbom, o shitake é importante na prevenção de gripes e resfriados "Isso porque ele é rico em uma substância que é imunoestimulante, ou seja, que aumenta a produção das células de defesa do organismo. Em função das suas propriedades terapêuticas, é consumido há milênios".

Alho


Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay

Ótima opção de tempero, o alho é fonte de aliina e alicina, substâncias de potente ação antioxidante. "Previne gripes e atua no combate a infecções e inflamações. Ele pode ser utilizado para dar aquele sabor a mais em diversos alimentos, como feijão, sopas, saladas, entre outros", conclui Cyntia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade