Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
De olho na alimentação

Conheça os benefícios do açaí para os atletas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
01 jun 2017 às 17:18
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma das maiores preocupações dos atletas está em como manter a alimentação saudável e fazer a ingestão correta de nutrientes que contribuam para o desempenho ideal. Segundo a nutricionista Letícia Lenzi, parceira do Villa Roxa, entre os alimentos que oferecem diversos benefícios para os praticantes de atividades físicas está o açaí. "Além de ser altamente nutritivo e uma excelente fonte de energia, o açaí possui propriedades antioxidantes que atuam inibindo o efeito dos radicais livres no organismo, o que contribui para manter a longevidade e boa forma dos amantes de esportes", explica Letícia.

Segundo a nutricionista, o açaí pode ser inserido na dieta do atleta no pré ou pós treino, dependendo do resultado que ele procura. "Quem deseja manter peso ou perder, o ideal é consumir no pré-treino, uma vez que a fruta auxilia no desempenho da atividade física, além de ajudar a manter o condicionamento físico. Tanto para exercícios aeróbicos, como corrida, ciclismo e luta, quanto anaeróbicos, como a musculação. A fibra presente na composição, ajuda na saciedade e bom funcionamento do intestino", explica a especialista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Atualmente, uma grande parte dos praticantes de atividades físicas procura pela hipertrofia, que visa a diminuição de gordura corporal, aumento de massa magra e a definição dos músculos. Nesse caso, os atletas precisam consumir uma boa quantidade de proteína após os exercícios, que auxiliam na reconstrução do músculo e evitam perda de massa magra. "O açaí é rico em proteína e auxilia na recuperação de nutrientes essências perdidos ao longo do treino, por isso, para esse público, é importante ser consumido após os exercícios. O ideal é juntá-lo, ainda, ao Whey Protein", aconselha Letícia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"

As proteínas presentes no açaí ainda contribuem para a produção de anticorpos, evitando que outras doenças afetem e impeçam o atleta de prosseguir com os treinos. A alta concentração de cálcio e potássio é essencial para a prevenção de determinadas doenças e ótima para combater as dores e danos musculares causados pelos exercícios. "Porém, é sempre bom lembrar a importância de consultar uma nutricionista para encaixar a fruta na dieta e determinar quantidades e combinações ideais de acordo com a saúde do atleta e sua meta", finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade