Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2017
14/10/2013 09:40

Conheça os benefícios do cacau para a saúde

O fruto que é a base do chocolate ajuda a manter o bom funcionamento do coração, prevenindo doenças cardiovasculares

Se você é dessas pessoas que não consegue ficar um só dia sem comer chocolate, nem que seja um bombom, nunca deve ter parado para pensar na principal matéria-prima dessa delícia que "vicia", o cacau.

A árvore que dá origem ao fruto é o cacaueiro, da família Malvaceae que tem origem na América Central e Brasil. No Brasil, o maior produtor de cacau é o Estado da Bahia, responsável por cerca de 95% da produção do país. Seu fruto é alongado, de casca dura e mede cerca de 20 cm de comprimento. Por dentro, as sementes são envolvidas por uma polpa branca de sabor ácido. Das sementes, ou amêndoas, torradas, secas e trituradas, é extraído o cacau em pó, de sabor mais amargo, que é base para a preparação do chocolate.

Quando se fala sobre os benefícios do consumo de chocolate à saúde, estamos falando diretamente do cacau, ele é a base do chocolate e contribui para textura, cor e sabor. É rico em magnésio, ferro, cromo, zinco, manganês, cobre e, principalmente, antioxidantes. Os polifenóis e flavonóides presentes no cacau ajudam a manter a saúde do coração, prevenindo contra doenças cardiovasculares.


Reprodução
Reprodução


Outro componente do cacau é o triptofano, que aumenta a produção de serotonina contribuindo para a sensação de bem-estar. Por isso, as mulheres, principalmente nos períodos de TPM, devoram facilmente uma caixa de bombons, ou uma barra de chocolate.

A classificação do chocolate em amargo, ao leite e meio amargo está justamente na quantidade de cacau que tem em cada um deles.

O chocolate amargo tem de 50 a 75% de cacau, o meio amargo de 35 a 50%, e ainda tem o extra amargo com 75 a 85% de cacau. Já o chocolate ao leite tem aproximadamente de 30 a 40% de cacau.

Mesmo com os benefícios do cacau, não saia por aí comendo chocolate sem moderação. No chocolate, o cacau não está sozinho, e com os demais ingredientes torna-se um alimento calórico, rico em gordura e açúcar.

O ideal é que consuma as opções com maior teor de cacau, os conhecidos chocolates amargos. A quantidade de 30g de chocolate amargo por dia é o suficiente saciar a vontade sem favorecer o aumento de peso.

*Por Camila Rebouças de Castro, nutricionista do site www.maisequilibrio.com.br
Redação Bonde
PUBLICIDADE
comentários
Abaixo, usuários do Facebook que interagiram com as notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 24/02/2017 08:15
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal
Hospedado pela: