Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saudáveis

Conheça os benefícios que as geleias de frutas trazem ao organismo

Redação Bonde
15 jan 2015 às 17:02
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É muito comum ver, nos dias atuais, pessoas buscando um estilo de vida mais saudável, modificando os hábitos alimentares e acrescentando atividade física na rotina do dia-a-dia. Mas o que alguns indivíduos ainda não conseguem é abrir mão de comer doces em alguma parte do dia, como se em seu cardápio estivesse incompleto.

O bom é que existem alternativas saudáveis para saciar o paladar, como as geleias de frutas, que são ótimas opções de fonte de energia, podendo ser consumidas em diversas ocasiões do dia-a-dia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"As geleias de boa qualidade, além de darem um toque especial aos pratos, são importantes porque contém pectina, fibras solúveis – responsáveis pelo aspecto gelatinoso do produto, e que têm atuação reguladora no intestino", conta a nutricionista Audrey Abe.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"

Imagem de destaque
Vida mais saudável

Probióticos e prebióticos: saiba quando usá-los para equilibrar a saúde intestinal


"Essas fibras presentes na geleia são importantes porque serão consumidas pelas boas bactérias que vivem no intestino grosso e, após esse processo, substâncias saudáveis, conhecidas como ácidos graxos, são produzidas pelo intestino, ajudando a eliminar as bactérias maléficas e impedindo a absorção de substâncias carcinogênicas ingeridas por meio da alimentação", explica.

Publicidade


Atualmente, a maioria dos fabricantes não utiliza grande quantidade de açúcar, tornando esse alimento ainda mais saudável. Nas versões diet, por exemplo, utiliza-se a sucralose, que mantém o sabor do açúcar, sem deixar resíduo amargo e artificial (como os demais adoçantes).


"A sucralose, ao contrário da sacarina e do ciclamato, não contém sódio na sua composição, por isso as geleias diet são indicadas também para pessoas que sofrem com hipertensão", explica a nutricionista. "E por ser extraída do próprio açúcar, a sucralose não tem contra indicações para gestantes e crianças", conclui.

Publicidade


Existem ainda outras versões, que são adoçadas com suco de fruta e menor quantidade de açúcar, sendo uma ótima opção para quem busca saúde, sem abrir mão do sabor.


As geleias de frutas têm infinitos usos na culinária. Podem ser utilizadas no preparo de pratos simples e sofisticados, receitas doces ou até salgadas, como nas carnes, por exemplo, facilitando o processo digestivo pela ação da pectina.

Publicidade


Apesar de todos os benefícios, por ser um alimento calórico, deve ser consumido moderadamente. Para praticantes de atividade física, são excelentes, pois são fáceis do organismo assimilar e absorver, fornecendo a energia necessária. E para as crianças, repõem o alto gasto energético, além de trazer o delicioso sabor de diversas frutas.


Conheça os diversos sabores de geleia:

Publicidade


Geleia de Abacaxi:


Reprodução
Reprodução


O abacaxi é um alimento rico em vitamina C, betacaroteno, vitaminas do complexo B, fibras e minerais como: cálcio, manganês, potássio e ferro. Esses elementos são importantes para uma vida saudável e, além de todos os benefícios, esta fruta ainda conata com uma poderosa enzima, a bromelina, que, segundo revelam pesquisas, pode ajudar na redução de inflamações e contribui para uma boa digestão.

Publicidade



Geleia de Ameixa:


Reprodução
Reprodução


A ameixa é importante para quem sofre de prisão de ventre. Possui vasta quantidade de vitamina A, B, B2 e C, antioxidantes, entre outros. Os antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, mantendo a pele firme e saudável.

Publicidade



Geleia de Amora:


A amora é ricas em vitaminas (A, B e C) e minerais (fósforo, potássio e cálcio). Esta fruta ajuda a combater doenças do coração, osteoporose e aumenta a taxa de colesterol bom do sangue, contribuindo com os níveis de antioxidantes do organismo. Além disso, ajuda a amenizar os sintomas da TPM,a ajuda a melhorar a memória e é diurética e laxativa.



Geleia de Damasco:


O damasco é uma fruta que traz diversos benefícios ao organismo, pois é fonte de vitamina A, ideal para a saúde dos olhos, contém vitamina B1, B2, B3, B5, C, potássio, sódio, magnésio, fibras, entre outras propriedades.


Geleia de Jabuticaba:


Reprodução
Reprodução


A polpa da jabuticaba é rica em ferro, fósforo e boas doses de niacina e antocianinas, vitaminas que melhoram a digestão e são muito eficientes no combate ao aparecimento de células cancerígenas e tumores. Além de ser rica em vitamina C, se consumida com casca, ajuda a regular o intestino, pois é uma excelente fonte de fibras.


Geleia de Morango:


Reprodução
Reprodução


O morango dispõe de muita vitamina C, ajuda a fortalecer os ossos, dentes, combate infecções e acelera o processo de cicatrização. Além disso, dá mais resistência aos tecidos do corpo e combate os radicais livres, prevenindo contra o envelhecimento.



Geleia de Uva:


A uva é uma fruta que em suas propriedades nutricionais é rica em carboidratos, apresenta pequenas quantidades de vitaminas do complexo B e vitamina C, além de fornecer boas doses de minerais como: potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo. Este alimento funciona como diurético, pois ajuda a ativar os rins, é um suave laxante e atua contra várias enfermidades do intestino, fígado e abdômen.


Geleia de Banana:


A banana contém três açúcares naturais, a sacarose, frutose e glucose, que combinados com a sua fibra, é capaz de proporcionar uma reserva instantânea de energia. Entre os mais diversos benefícios estão: combate a depressão, anemia, pressão arterial, melhora a concentração, alivia dores de cabeça e o estresse.


Geleia de Goiaba:


A goiaba é uma fruta rica em cálcio, fósforo, potássio e também é uma boa fonte de peticina. Contem ainda flavonóides e quercetina, que tem como função antibacteriana. Além das vitaminas A, B1, B2, B6 e, principalmente vitamina C.


Geleia de Laranja:


Além da famosa vitamina C, a laranja também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Contém fibras, pectina e flavonóides, que aumentam seu valor nutritivo. O principal benefício da laranja são suas propriedades antioxidantes.


Geleia de Maracujá:


Reprodução
Reprodução


A fibra de maracujá traz benefícios à saúde, pois tem efeitos positivos na diminuição do nível de colesterol, triglicérides, no bom funcionamento do sistema gastro-intestinal e, até mesmo, no tratamento da diabetes.


Geleia de Pêssego:


O pêssego é rico em fibras, carboidratos, vitamina A, C e do complexo B. É indicado para o estômago, enfermidades pulmonares, males do fígado, prisão de ventre, úlceras, herpes, dores reumáticas, hipertensão arterial, anemia, diabetes e regulariza o sistema nervoso.


Geleia de Uva:


Reprodução
Reprodução

Esta uva é a principal para a fabricação de vinhos. E ótima para afinar o sangue e controlar o colesterol alto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade