Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Você gosta?

Crianças e adolescentes abusam do consumo de bebidas esportivas

Redação Bonde
09 ago 2016 às 17:04
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Coloridas, doces, com preço acessível e de fácil disponibilidade. Assim são as bebidas esportivas que atraem muita gente, até quem não precisa consumi-la.

Essas bebidas são indicadas à quem pratica um exercício físico, e principalmente a atletas de alta performance para a reposição de líquidos e sais minerais, que perdidos pelo corpo através da transpiração durante o exercício intenso. Sua outra função ainda é a de fornecer energia para os músculos em movimento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Sua composição é uma formulação de água, carboidratos, sódio para ajudar na absorção dos líquidos e minerais (eletrólitos), além dos outros itens que adicionam cor e sabor à bebida.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"



Mas pesquisadores da Cardiff University School of Dentistry, localizada no País de Gales, realizaram um estudo com adolescentes para descobrir de que modo eles consomem as bebidas esportivas.

Publicidade


A maior parte deles (90%) afirmou que ingere a bebida simplesmente por causa do gosto. Quem pratica alguma atividade física e tem realmente a necessidade de consumi-la somam somente 18%.


Os autores da pesquisa constataram o mau uso das bebidas esportivas, além da falta de informação sobre o produto e sua acessibilidade facilitada. "O propósito do uso de bebidas esportivas está sendo mal interpretado e este estudo mostra claramente evidência de crianças sendo atraídas para essas bebidas com elevado teor de açúcar e baixo nível de pH, o que leva a um aumento do risco de cárie dentária, erosão do esmalte do dente e obesidade". [...] "Devia-se investir em uma regulamentação mais rígida em torno do preço, disponibilidade e comercialização de bebidas esportivas para crianças, especialmente ao redor da área da escola, para resguardar a saúde geral e odontológica".

(Com informações do site NutriTotal)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade