Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alerta

Descubra como se previnir de contaminações alimentares

Redação Bonde
07 nov 2011 às 10:57
Dentre os produtos que mais provocam problemas de saúde estão os ovos crus e mal cozidos, carnes vermelhas, sobremesas e água - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com as proximidade do verão e das festas de fim de ano, iniciam os surtos de contaminação por alimentos. Segundo dados do Ministério da Saúde, as bactérias são responsáveis por 83,5% dos casos, sendo a salmonela a grande vilã.

Os produtos que mais provocam problemas de saúde são os ovos crus e mal cozidos (22,8%), carnes vermelhas (11,7%), sobremesas (10,9%), água (8,8%) e leite e derivados (7,1%).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, da empresa Consultoria Alimentar, a falta de Boas Práticas de Fabricação (BPF) é o principal fator para a proliferação de microorganismos causadores das doenças transmitidas por alimentos. "As Boas Práticas devem ser adotadas pelas indústrias e comércios de alimentos para garantir a qualidade sanitária. Cuidados devem ser tomados em todas as etapas, no manipular, preparar, acondicionar, aquecer, servir e transportar os alimentos".

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"


Rita de Cássia Leite Novais alerta que a higiene do manipulador do estabelecimento e dos utensílios são fatores importantes para evitar os surtos. "Além disso, o controle inadequado da temperatura é umas das causas mais comuns de ocorrências de doenças transmitidas por alimentos".

Publicidade


A nutricionista comenta que para as empresas produtoras controlarem os riscos de contaminação, devem fazer uso de sistemas como o HACCP em toda a cadeia produtiva. "Também devem identificar todas as etapas críticas do processo para a segurança do alimento, além de implementar os procedimentos efetivos de controle nessas etapas. Deve-se monitorar os procedimentos de controle para garantir sua eficácia contínua e revisar os procedimentos de controle periodicamente e quando houver mudança nas operações".


Algumas empresas que não se preocupam com as Boas Práticas de Manipulação, são surpreendidas pelas autoridades sanitárias, sendo punidos com multas ou com interdição do estabelecimento e consequentemente prejuízos financeiros.

"É fundamental o trabalho de uma nutricionista para a implantação do controle higiênico sanitário. As empresas e comércios de alimentos estão trabalhando com vidas. Diante disso, é melhor prevenir do que ter seus negócios fechados e problemas de ordem judicial", aconselha Rita Novais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade