Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Queridinho

Desvende os mitos e verdades sobre o açaí

Redação Bonde
27 set 2016 às 16:31
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apesar de ser um alimento típico das regiões norte e nordeste do Brasil, o açaí caiu nas graças e no gosto de todo mundo. Saboroso, refrescante e extremamente fácil de combinar com vários outros ingredientes, o fruto também é muito nutritivo e pode ser um aliado à saúde.

Rico em vitamina E, fibras, cálcio, magnésio, potássio e com grande poder antioxidante, estudos revelaram que consumir 100 gramas de açaí duas vezes por dia reduz os níveis de glicemia, insulina e colesterol ruim.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Porém, há quem ainda duvide dos reais benefícios dessa fruta. Nesse sentido, o fundador de uma rede especializada em combinações rápidas e ilimitadas de açaí, frutas e outros acompanhamentos Jefferson Oliveira Domingos respondeu às dúvidas mais comuns sobre o seu consumo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"


- Açaí rejuvenesce?

Publicidade


SIM! Como tem alta dose de antioxidantes, o açaí é 33 vezes mais eficaz que o vinho tinto no que diz respeito ao retardo do envelhecimento. Pesquisas ainda afirmaram que o fruto tem também capacidade de combater células cancerígenas.


- Açaí engorda?

Publicidade


NÃO! Cerca de 100 gramas da polpa da fruta póssuem somente 60 calorias. O que deixa o produto engordativo é o xarope de guaraná que é adicionado ao açaí para que ele fique mais doce. Além disso, nas regiões Sudeste e Sul do país, existe o hábito de acrescentar algumas delícias à polpa que não ajudam quem quer emagrecer, como paçoca e leite condensado.


- Açaí é ideal antes da atividade física?

Publicidade


SIM! Desde que consumido sem o xarope de guaraná e em porções modestas, o açaí, através de todas as suas vitaminas e minerais, proporciona energia ao corpo que será submetido ao exercício.


- Açaí tem ferro?

Publicidade


NÃO! O teor desse nutriente no fruto é baixo se comparado aos alimentos campeões no ferro, como o feijão.


- Açaí controla colesterol e diabetes?

Publicidade


SIM! Já que é rico em lipídios e fibras, tem baixo índice glicêmico e propriedades hipocolesterolêmicas - que atuam na redução e no equilibro entre colesterol bom e ruim - o açaí pode controlar e prevenir o diabetes tipo 2.


- Açaí transmite doença de chagas?


DEPENDE! A fruta transporta os ovos do barbeiro, transmissor da doença. Por isso ela deve ser higienizada adequadamente e ter procedência de confiança, senão pode causar sim, danos à saúde.

(Com informações de Ciclo Vivo)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade