Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Delícia que faz bem

Dia do Cacau - os benefícios da fruta e do chocolate para o organismo

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 mar 2017 às 12:08
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Fruto usado como matéria-prima para fazer o chocolate, o cacau pode apresentar benefícios à saúde do organismo. É o que esclarece o médico e diretor do Instituto Dr. Barakat de Medicina Integrativa, Mohamad Barakat. Segundo ele o cacau possui substâncias antioxidantes (flavonoides) e estimulantes que podem contribuir com a atividade cerebral, bem como auxiliar no controle do humor.

A forma de consumo do cacau mais comum é o chocolate. Mas, será que é desculpa para comer sem moderação? Segundo ele, o chocolate pode ser benéfico apenas se consumido com moderação e em sua forma mais pura, ou seja, com percentual de cacau em sua composição igual ou superior a 70%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O médico ressalta ainda que, sobretudo às vésperas de datas comemorativas, como a Páscoa, por exemplo, que neste ano acontecerá no dia 16 de abril, é preciso ter atenção redobrada para não se render à diversidade de produtos oferecidos e exagerar no consumo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"

Imagem de destaque
Vida mais saudável

Probióticos e prebióticos: saiba quando usá-los para equilibrar a saúde intestinal


Em grande parte, os chocolates que compõem produtos como ovos e bombons – comumente consumidos nesta época, são industrializados e compostos de uma série de ingredientes que podem ser considerados ‘antinutrientes’, como colorantes, conservantes, além de conter grande quantidade de açúcar refinado, leite (geralmente em pó) entre outros produtos que nada tem a oferecer em termos de qualidade nutricional para o organismo.

Os chocolates conhecidos como "brancos", embora poucos saibam, tabém não são recomendados. Este tipo de variação do produto sequer contem em sua massa o cacau, mas sim, é feito à base de manteiga de cacau, açúcar e leite, ou seja, não têm antioxidantes e ainda são mais calóricos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade