Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Excluí-lo ou não?

Entenda porque dieta sem glúten não pode ser feita por todo mundo

Redação Bonde
27 out 2016 às 15:59
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cada dia mais pessoas buscam uma vida melhor através de mudanças nos seus hábitos cotidianos. Produtos mais saudáveis, que contam com uma receita livre de glúten - destinados aos intolerantes à essa proteína - também se popularizaram.

Cerca de 1% da população tem a chamada doença celíaca, ou seja, a intolerância ao glúten. O indivíduo que sofre desse mal pode sentir dores no abdômem, no peito e no estômago, além de apresentar outros sintomas como diarreia, gases, fadiga, anemia ou perda de peso.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mas com a adoção de uma alimentação apropriada à doença e acompanhamento médico, é possivel viver com qualidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"


Nesse sentido, alguns fãs de dietas ou mesmo curiosos, com certeza, já compraram algum produto sem glúten na crença de que seria mais saudável. Mas será que é realmente recomendado uma dieta sem glúten para quem não precisa dela?

Publicidade


Definitivamente, os produtos sem glúten são destinados àqueles que, por recomendação de um profissional, tenha necessidade deles para controlar a doença e não sofrer mais com os seus sintomas tão nocivos.


O glúten é uma proteína presente no trigo, centeio, cevada e no malte, ingredientes que são muito usados na alimentação do homem moderno. Logo, excluir o glúten da dieta não é tarefa fácil.

Publicidade


Porém, uma pesquisa feita em 2015 nos Estados Unidos constatou que cerca de 25% da população americana evitava o glúten por vontade própria e sem nenhuma orientação médica, pois acreditavam que isso traria benefícios à saúde.


Mas não é assim que funciona. Quem sabe que não tem essa intolerância alimentar, ao ingerir algo que contém glúten, ele simplesmente cumpre a sua passagem pelo organismo.

Publicidade


No entanto, há quem não consiga catabolizar essa proteína e seus aminoácidos, fazendo com que o sistema imunológico confunda o glúten com micróbios invasores, travando uma verdadeira guerra no intestino. Por isso a doença celíaca causa essa variedade de sintomas.


Assim, o glúten é como outro qualquer nutriente dos alimentos. Ao tirá-lo da dieta sem qualquer motivo, outros nutrientes que estão presentes nos alimentos que o contém também são eliminados, o que pode causar deficiência nutricional.

Publicidade


E para quem acha que tirar o glúten da dieta fará te fazer perder peso, é melhor rever esse conceito o quanto antes.


O médico italiano Alessio Fasano explica como pode ocorrer exatamente o contrário. "[No processo de fabricação] você tem que substituir o glúten por algo que faça esse alimento palatável, então você precisa carregá-lo de gordura e açúcar. Uma bolacha comum tem 70 calorias. Sem glúten, o mesmo biscoito pode chegar a 210 calorias".

Publicidade


Os celíacos, claro, são acompanhados de perto para que não sejam acometidos pelo sobrepeso.


Vale consultar um profissional para reformular a sua dieta conforme as suas necessidades. Isso sim trará benefícios reais à sua saúde.

(Com informações do Diário de Biologia)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade