Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Consuma com segurança

Excesso de agrotóxico nos alimentos pode ser identificado e higienizado em casa; aprenda

Redação Bonde
16 set 2016 às 15:40
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O consumidor está sempre de olho nos níveis de agrotóxico de tudo o que consome, já que o Brasil é campeão nesse problema há tempos.

As estatísticas confirmam que cerca de 70% dos alimentos têm aditivos químicos, o que faz com que um galão de 5,2 litros entre no nosso corpo através deles.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mas sua preocupação pode chegar ao fim. Basta aprender a identificar sinais da presença das substâncias e retirá-las de tudo que for adquirido no supermercado

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"


Mas afinal, o que é agrotóxico?

Publicidade


Nada mais é que uma mistura de venenos para combater pragas nas lavouras. Existem vários tipos, como aqueles que são jogados apenas no solo e os aplicados por cima dos produtos, contaminando a casca por completo e não deixando a polpa livre. Contudo, os níveis considerados seguros de aplicação de veneno são estipulados por lei.


Como identificar?

Publicidade


- Cor do pedúnculo, o cabinho da fruta


Se uma espécie de pozinho branco estiver presente quando você reparar no cabinho, pode ficar alerta quanto à presença excessiva de agrotóxico. Portanto, em qualquer caso, sempre retire essa parte do alimento.

Publicidade


- Produtos da safra


Ao adquirir frutas, legumes ou verduras, opte por aquelas que são típicas da estação. Desse modo, os aditivos são menos aplicados, pois o alimento têm um meio mais favorável para crescer, e não precisa de empurrões químicos. Vale ficar atento àqueles produtos que estão fora da safra, mas que estão muito grandes, já que esse é um claro sinal de uso exagerado de agrotóxico.

Publicidade


Os produtos transgênicos - geneticamente modificados pelos agricultores - geralmente vão contra o processo natural e recebem ainda mais agrotóxicos.


- Esqueça a perfeição

Publicidade


Os alimentos considerados os maiores e mais bonitos, que não tem manchas e que geralmente chamam mais atenção nas gôndolas são os que estão mais contaminados.


É só perceber como os produtos orgânicos são pequenos se comparados aos mais parrudos do supermercado. Não adianta ficar atento ao sabor, pois as substâncias químicas não têm gosto algum.

Publicidade


Mas como livrar-se dos aditivos?


Existem alguns truques que retiram o excesso de agrotóxico dos alimentos, além de lavá-los em água corrente. Confira!


- Vinagre


Coloque o hortifruti de molho em uma mistura de uma colher de cloro ou água sanitária adicionada à um litro de água durante 15 a 20 minutos. Para tratar verduras, recomenda-se a adição de 50 a 100 ml de vinagre. No entanto, esse procedimento não acaba com a contaminação da polpa, mas ameniza a da superfície.


- Espere para comer


Quando o alimento começar a criar aquele aspecto mais feio, com rugas ou machucados, é a melhor hora para o consumo, pois isso é um sinal de que as substâncias nocivas não estão mais fazendo efeito. Além disso, esperar pelo menos dois dias para consumi-lo evita que o agrotóxico recém-aplicado vá para dentro do seu corpo.


- Assar, cozinhar ou ferver


As altas temperaturas são as melhores opções para quem se preocupa com a polpa contaminada. Esses métodos quebram as moléculas das subtâncias e enfraquecem a ação o veneno.


- Mas pode comer a casca?

É um assunto polêmico, já que é na casca dos alimentos que os nutrientes se concentram, mas é ela a mais atingida pelos pulverizadores. Há quem defenda que é recomendável tirar a casca e outros que o acham dispensável, já que a parte interna do alimento também é atingida pelo veneno.

(Com informações de O Estado de São Paulo)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade