Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Recuperação

Novos dados revelam a extensão de risco de desnutrição em pacientes latino americanos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
20 out 2016 às 14:45
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em todo o mundo, entre 20% e 50% dos pacientes hospitalares correm risco de desnutrição. Uma alta prevalência de doenças relacionadas à desnutrição e ao déficit energético em pacientes criticamente doentes impacta negativamente nos resultados clínicos.Um primeiro passo para a prevenção é a triagem adequada destes pacientes.

Visando a prevenção, uma iniciativa multinacional denominada "Unidos pela nutrição clínicaʺ contou com a colaboração de hospitais em oito países da América Latina - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá e Peru - para organizar o "Screening Day América Latina", para que esses déficits sejam avaliados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No Brasil, fizeram parte deste projeto 14 hospitais com a participação de inúmeros médicos, enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos para avaliar a atual prática de nutrição clínica em pacientes criticamente doentes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"


No geral, dados de mais de 1.000 pacientes em toda a América Latina estão disponíveis e proporcionam uma compreensão inicial sobre o seu estado nutricional, bem como a presença de déficit proteico energético.

Publicidade


"Dentro da UTI, muitas vezes o paciente recebe apenas metade do que ele deve
consumir do ponto de vista nutricional, por várias razões", diz o chefe da equipe multidisciplinar de terapia nutricional do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, Paulo
Ribeiro.


"Então, a importância do "Screening Day na América Latina" é documentar esse cenário para sabermos o que realmente está acontecendo e nos concentrarmos nessas dificuldades", complementa o profissional.

Publicidade


Os resultados desta iniciativa apresentarão uma visão importante sobre a frequência do déficit calórico e a atual manejo nutricional dos pacientes hospitalizados criticamente doentes. Esses resultados permitirão adaptar os padrões, além de melhorar as rotinas dos hospitais, o uso de
recursos e os processos.


‟Uma nutrição clínica adequada é de vital importância para a recuperação do paciente", enfatiza o professor Jean-Francois Baron. "A identificação precoce, independentemente da idade ou da condição do paciente, é fundamental para permitir o tratamento adequado. É essencial que
os profissionais de saúde tenham essa consciênciaʺ.

Lançada em maio de 2015, a iniciativa "Unidos pela nutrição clínica" visa apoiar os profissionais da saúde em toda a América Latina fornecendo ferramentas de suporte a terapia nutricional, baseadas em dados, online e offline, proporcionando condutas mais adequadas de nutrição clínica a pacientes criticamente doentes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade