Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Velho conhecido

Pequenas mudanças na alimentação acabam com o inchaço; veja dicas

Redação Bonde
03 out 2016 às 15:37
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um dos desconfortos mais frequentes entre homens e mulheres com certeza é o inchaço. Apesar de poder sinalizar o surgimento de várias doenças, geralmente esse mal-estar é provocado por alguns hábitos alimentares ruins.

A retenção de líquido é uma velha conhecida de quem sofre com o problema. Acontece quando existe acúmulo de água no organismo, provocando inchaço na barriga, pés, mãos, coxas, tornozelos e mamas, entre outros locais do corpo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outras causas comuns para o inchaço que ainda traz junto algumas dores é a flatulência, devido ao excesso de gases, e a prisão de ventre, que forma aquela barriguinha quando o intestino não funciona como deveria.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"


Mas não pense que essa condição é algo que você tenha que conviver pro resto da vida. Alguns ajustes no cardápio são capazes de resolver o problema.

Publicidade


Confira!


- Chega de bebidas gaseificadas

Publicidade


Esses gases dilatam o estômago e dão a sensação de barriga cheia, piorando os sintomas de quem já sofre com o problema. Dê preferência ao sucos naturais e água sem gás.


- Alimentos que produzem gás

Publicidade


De modo algum esses alimentos deverão ser abolidos da dieta, já que são fontes de nutrientes essenciais para a manutenção da saúde.


Mas quem já sofre com os sintomas do inchaço, deve moderar a presenças desses produtos no prato. São eles: brócolis, repolho, couve-flor, couve-manteiga, couve de bruxelas, batata doce, ovo, feijão, cebola, leite e alimentos ricos em açúcar.

Publicidade


- Fuja do sódio


Que o sódio é um vilão para a saúde, não é novidade. Mas no que diz respeito ao inchaço, ele é quem mais contribui para a retenção de líquidos no corpo. Assim, vale diminuir as quantidades de sal, a ingestão de refeições prontas, produtos industrializados, embutidos e conservas.

Publicidade


- Invista nas fibras


Para melhorar o inchaço provocado pela prisão de ventre, nada mais importante que incluir fibras na dieta. A quantidade mínima recomendada por dia é de 30 gramas, que pode ser encontrada em cereais integrais, frutas e verduras. Junto com as fibras, é indispensável beber pelo menos dois litros de água, para facilitar o trânsito intestinal.

Publicidade


- Sem exageros


Comer devagar, mastigar bem e optar por refeições nas quantidades adequadas garantem uma boa digestão, não distendem o estômago e não dão aquela sensação empanturrada que incomoda tanto.


- Aposte nas proteínas magras


Queijos magros, carne branca e soja são capazes de agir como diurético natural, combatendo o acúmulo de líquidos. A nutricionista Noadia Lobão explica a dinâmica desses alimentos no organismo.


"Para serem digeridas, as proteínas geram subprodutos tóxicos ao organismo, como creatinina e ureia, que precisam ser eliminados pela urina, outro fator que pode ajudar a aliviar a retenção de líquidos".


Mas a profissional também faz um alerta sobre o perigo que está presente no exagero. "É importante uma alimentação equilibrada e sem exageros, já que o excesso de proteínas levará a superprodução desses componentes, que podem intoxicar o organismo".

(Com informações de Minha Vida)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade