Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Altamente calóricos

População de baixa renda abusa dos carboidratos

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
De acordo com especialistas em nutrição, a quantidade recomendada de carboidratos deve representar de 50 a 60% do valor calórico total da dieta - Reprodução/Montagem
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Arroz, feijão, pão e macarrão sempre rechearam os pratos dos brasileiros. Porém, os alimentos que andam fazendo parte do carrinho de compras da população com menos renda apresentam alta quantidade de calorias.

A pesquisa de orçamentos familiares do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou que o consumo de açúcar na alimentação das pessoas que ganham menos passa de 14% do valor calórico total da dieta. O resultado é reflexo de um excesso de carboidratos no menu: o nutriente responde por 69,17% da dieta das famílias mais pobres.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com especialistas em nutrição, a quantidade recomendada de carboidratos deve representar de 50 a 60% do valor calórico total da dieta. Além da conta, os carboidratos refinados, encontrados em biscoitos, farinha de trigo e biscoito, podem levar ao ganho de peso.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"


Outra descoberta feita pelo IBGE é que frutas e legumes não aparecem com relevância no cardápio destas famílias, chegando a apenas 1% da dieta. A justificativa apontada pelos entrevistados foi os preços altos dos vegetais. Mas, neste ano, os preços das frutas subiram menos que a inflação, barateando as mesmas. Alguns legumes também ficaram mais baratos. Caso da abóbora, cujo preço caiu 8% desde janeiro.

Os dados mostrados pela pesquisa indicam um momento favorável à mudança de hábitos alimentares, portanto. A pesquisa indica a necessidade de ações de educação nutricional na população de menor renda , reforça Roberta. Ela afirma que a ingestão de três frutas ao dia e a inclusão de legumes nas refeições principais contribui para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. (As informações são do Minha Vida - Dieta, Alimentação e Saúde)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade