Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alívio

Sintomas da asma podem ser melhorados com vitamina D

Redação Bonde
23 set 2016 às 15:56
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O desconforto dos primeiros sintomas da asma incomodam não só quem sofre desse mal mas também de todos que estão a sua volta. Mas uma recente descoberta promete aliviar esses sinais.

Um estudo publicado no The Cochrane Database of Systematic Reviews revela que a adição de suplementos de vitamina D à medicação tradicional no tratamento contra a asma podem aliviar a gravidade dos ataques nos pacientes que apresentam a doença nos níveis leve a moderado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A análise desse método observou que a suplementação teve relação direta com uma significativa redução na taxa de asma daqueles que necessitam de tratamento com corticosteroides sistêmicos (excerbação da asma) ou ainda hospitalização, diminuindo o números médio de ataques anuais de 0,44 para 0,22 por pessoa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"


Vale ressaltar que esses resultados advém de dados constatados através de testes em adultos, não devendo se estender aos casos pediátricos.

Publicidade


"Os dados são muito bons para adultos, mas não há nenhuma evidência, nesta revisão, de que a vitamina D tenha esse efeito sobre as crianças", afirmaram os autores da pesquisa, que sugerem que os interessados aguardem novos resultados que realmente comprovem o benefício da suplementação nesses indivíduos.


A vitamina D exerce efeito anti-inflamatório nos pulmões, razão pela qual a melhora deve estar associada. No entanto, a adição da vitamina teve pouco ou nenhum efeito sobre os sintomas diários da asma, assim como também não aumentou o risco de eventos graves.


Notou-se também que a melhora é mais forte naqueles pacientes que já têm o nível sanguíneo da vitamina D deficiente ou insuficiente.

(Com informações de NutriTotal)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade