Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Gorduras X Calorias

Veja o que se deve cortar para emagrecer mais rápido

Redação Bonde
05 jun 2013 às 11:16
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na hora de fazer dieta muita gente acredita que o que vale mesmo é contar calorias. E é quase consenso que o 'vilão' mais calórico da alimentação são os carboidratos. O prato típico brasileiro, com arroz, feijão e carne, por exemplo, tem vários nutrientes essenciais para o organismo, e também muitas calorias. Porém, não é somente a contagem das calorias que deve ser levada em conta na hora de perder peso.

Estudos de revisão realizados por profissionais da Universidade de São Paulo (USP) demonstraram que a comida gordurosa facilita a deposição de gordura corporal com mais rapidez do que comidas ricas em carboidratos, mesmo quando o índice calórico das duas é similar. De acordo com os pesquisadores, o risco de conversão em gordura corporal no primeiro caso é de 96%, enquanto que no segundo caso é de apenas 46%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o corpo precisa sim de carboidratos para acabar com a barriguinha. Os pesquisadores explicam que um subproduto dele é essencial para quebrar lipídios no organismo. Sem esse nutriente, o corpo é obrigado a usar substratos que vieram da degradação dos músculos para originar os quilos a mais. Ou seja, cortar calorias sem ficar atento ao que está sendo tirado da bandeja pode resultar em perda de musculatura. Neste momento, os números na balança podem até cair, no entanto, para a tristeza de muitos, a barriga saliente permanece intacta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"

Imagem de destaque
Vida mais saudável

Probióticos e prebióticos: saiba quando usá-los para equilibrar a saúde intestinal


O apetite das pessoas também é essencial para o sucesso de dietas. Quando a pessoa come comidas muito gordurosas, isto faz com que o apetite fique desregulado. Em execesso, as gorduras saturadas ativam o sistema imunológico causando inflamações pelo corpo todo, até mesmo na cabeça. Esse processo acaba dificultando a ação da leptina e da insulina - substâncias que quando agem na massa cinzenta trazem a sensação de saciedade. E se você sente mais fome, fica mais difícil ainda resistir a alimentos como doces, frituras e pizzas.

Publicidade


De tudo um pouco


Mas para garantir o sucesso da sua dieta, só eliminar as gorduras do seu cardápio também não vai adiantar. A ideia é substituí-la por opções mais leves e saudáveis, consumidas em porções significativas. A partir disso, é possível começar o caminho para esculpir o corpo, e para que a cintura permaneça fina por anos!

Publicidade


Prova disso é uma pesquisa realizada pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca. Para o estudo, os pesquisadores selecionaram 773 adultos que haviam emagrecido recentemente e pediram que uma parte deles seguisse uma dieta rica em proteínas por 26 semanas. O restante se alimentou com poucas fontes do nutriente, preocupando-se somente com calorias e, em menor grau, com as gorduras. Resultado: a maioria dos integrantes do primeiro grupo se manteve em forma, enquanto, no segundo, muitos indivíduos voltaram a ter a barriga aparente.


A esta altura você deve estar todo alegrinho achando que as proteínas são a solução de tudo, certo? Errado mais uma vez. Os adeptos da academia, acreditam que engolir bifes e mais bifes para conseguirem mais músculos, porém, o corpo só consegue processar determinada quantidade da substância, em média 1 grama por quilo do peso corporal. O excesso de proteínas desse tipo pode acarretar problemas nos rins. As proteínas geram saciedade e formam músculos sim, mas o ideal é consumir alimentos mais leves e sem exageros.

Publicidade


Para ajudar ainda mais no processo de emagrecimento, as fibras devem ser encaixadas no cardápio. Por retardarem o esvaziamento gástrico e diminuirem picos de insulina após as refeições, elas mantém o hormônio em níveis adequados. Ou seja, consumir fibras ajuda a saber quando é hora de parar de comer. Por isso é importante o consumo dos cereais integrais.


Outro fato que não deve ser esquecido é que fazer mais refeições ao longo do dia pode fazer toda a diferença. É importante se alimentar muitas vezes, com porções controladas. Caso contrário, o corpo entende que está faltando comida no ambiente e passa a trabalhar em um ritmo mais lento. Por fim, lembre-se que praticar exercícios físicos, além de evitar a flacidez dos músculos, ajuda a emagrecer
mais rápido.

Publicidade


Como agir no dia a dia?


Leia todo o rótulo

Publicidade


Alguns produtos são bastante calóricos, mas, por outro lado, têm uma menor quantidade de gorduras saturadas ou trans. Vale a pena conferir se eles estão repletos das versões insaturadas, que, consumidas moderadamente, são benéficas para o sucesso de uma dieta. Também fique de olhos abertos para a porção indicada.


Líquido ou sólido?

Publicidade


As frutas são ótimas amigas da boa saúde, não importa a forma como são apresentadas na mesa. Agora, quando o objetivo é secar os excessos gordurosos, aposte nas versões in natura. Assim você aproveita melhor suas fibras. Para quem acha que é pouco, o suco ainda carrega mais frutose, um açúcar que contribui para o ganho de quilos indesejados. Fique atenta!


Faça exercícios


Antes da atividade física, é sempre bom ingerir fontes de carboidratos simples, como uma fruta leve. Não esquecendo que estar hidratado também é essencial. Isto ajuda a aumentar a resistência e, beneficiar o desenvolvimento muscular. Evite ficar sem comer ou, por outro lado, engolir alimentos fibrosos e refrigerantes. Após a suadeira, lance mão de alimentos proteicos, como o peito de peru, porém moderadamente.


Tipos de gorduras


Insaturadas: desde que ingeridas com parcimônia, protegem o sistema cardiovascular das placas gordurosas. Presentes em peixes e no azeite, também combatem inflamações. Com isso, atenuam os efeitos engordativos de outras gorduras.


Trans: ela foi praticamente banida no Brasil. Ainda encontrada em alguns biscoitos ou margarinas, danifica a membrana das células e eleva os níveis de colesterol.


Saturadas: aparecem nas carnes gordas, no leite e em seus derivados. Como estão ligadas a problemas cardíacos, recomenda-se que não mais do que 7% das calorias ingeridas diariamente venham delas. E vale reforçar: são as que mais prejudicam tentativas de se manter em forma e de fazer um regime ir por água abaixo.


Tipos de carboidratos


Simples: ideais para aumentar a disposição, estão nas frutas e no arroz branco. A parte ruim da história é que aumentam as taxas de açúcar, que prejudica os diabéticos.

Complexos: eles constituem os cereais integrais e aumentam a sensação de saciedade, além de evitar picos de glicose na circulação. Para melhorar, dificilmente se transformam em pneus ao redor do abdômen. Só não são indicados para antes dos exercícios físicos. (Fonte: Revista Saúde é Vital)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade