24/09/17
33º/19ºLONDRINA
PUBLICIDADE
22/08/2011 11:20
Energética

Vitaminada, banana dá energia e ajuda prevenir doenças

Contendo três açúcares naturais, sacarose, frutose e glucose, combinados com fibras, a banana é capaz de gerar uma reserva instantânea de energia. Pesquisas indicam que o consumo de duas bananas dão energia para 90 minutos de trabalho pesado. Por isso, não é de admirar que a fruta seja a mais consumida entre os atletas. Mas energia não é o único benefício que a banana tem, ela ajuda a prevenir muitas doenças. Confira:

Depressão: de acordo com recentes estudos, a maioria das pessoas que habitualmente sofrem com depressões sentiram-se substancialmente melhor depois de comerem uma banana. Isto acontece porque a banana contém um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, substância que ajuda a relaxar e faz sentir melhor.

Anemia: fortes em ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglubinas e ajudam em caso de anemia.


Pressão arterial: este fruto tropical é muito rico em potássio e pobre em sal sendo perfeito para descer a pressão arterial. A Food and Drug Administration, nos Estados Unidos até permitiu aos produtores de bananas usarem isso como publicidade.

Cérebro: 200 estudantes comeram uma banana ao pequeno almoço, ao almoço e ao lanche e provou-se que o potássio presente no fruto ajudou-os a melhorar a sua concentração.

Obstipação: ricas em fibras, a inclusão de bananas na dieta ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo resolver os problemas sem o uso de laxantes.

Dor de cabeça: uma das maneiras mais rápidas de curar uma dor de cabeça é fazer um batido de banana com mel. A banana acalma o estômago e com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue enquanto o leite acalma e hidrata todo o teu sistema.

Cansaço matinal: comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço.

Picadas de insetos: quando for picado por um inseto, experimente esfregar a zona afetada com a parte de dentro de uma casca de banana. A irritação vai melhorar.



Reprodução
Reprodução



Nervos: bananas são ricas em vitamina B, que acalmam o sistema nervoso. Pesquisas em 5.000 pacientes, chegaram à conclusão que os mais obesos são aqueles que têm trabalhos de muita pressão. O relatório concluiu que para combater isto, devemos controlar os nossos níveis de açúcar no sangue devendo consumir comida com muitos carboidratos, como a banana.

Úlceras: a banana é usada nas dietas contra as desordens intestinais pela sua textura suave e por causa de ser um fruto muito macio. É o único fruto que pode ser comido sem causar distúrbios mesmo nos casos mais graves. Ela também neutraliza a acidez excessiva e reduz a irritabilidade criando uma camada nas paredes do estômago.

Controle de temperatura: muitas culturas veem a banana como um fruto ‘calmante’ porque consegue baixar a temperatura, quer física quer emocional, nas mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, é hábito entre as gestantes comer bananas para se assegurar que as crianças nasçam com a temperatura correta.

Fumar: as bananas podem ajudar quem quer deixar de fumar. As vitaminas B6 e B12, o potássio e o magnésio que contêm, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da falta de nicotina.

Estresse: o potássio é um mineral vital que ajuda a normalizar o batimento cardíaco, que auxilia a ida do oxigênio para o cérebro e que regula a repartição de água pelo corpo. Quando estamos ‘estressados’ o metabolismo se altera reduzindo os níveis de potássio. Podemos ajustá-los com a ajuda da fruto, que é rica em potássio.

Cortes: de acordo com o ‘New England Journal of Medicine’, comer bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por cortes até mais de 40%! Além disso, a fruta contribui para ajustar o organismo ao chamado ‘jet leg’, ou seja, em viagens com muitas horas de diferença no fuso horário, o organismo consegue se ajustar mais depressa ao novo fuso. Isso ocorre graças ao potássio presente na fruta.

Comparada à maçã, a banana tem o quádruplo das proteínas, o dobro de carboidratos, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais. Por isso é classificada como um dos alimentos mais saudáveis.

Fonte: Toda Fruta


Redação Bonde
PUBLICIDADE
comentários
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal
PUBLICIDADE
9
Continue Lendo
PUBLICIDADE