Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Distúrbio

A incontinência urinária pode atrapalhar o sexo?

Sexo & Comportamento - Folha de Londrina
04 mai 2010 às 19:35
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A perda involuntária de urina tem como causa principal o parto, especialmente quando complicados ou múltiplos, ou com fetos de alto peso ao nascer. Outros fatores ocorrem quanto à anatomia da uretra ou pela deficiência hormonal pós-menopausa. Nos homens, ocorre devido a cirurgias extensas por câncer de próstata.

A sensação de quase perder a urina durante o orgasmo ocorre por iniciar a relação sexual com a bexiga cheia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A incontinência urinária compromete mais a vida social e psicológica que a própria saúde física. As perdas na qualidade de vida são importantes, como a auto-estima, o sono, a atividade sexual e a restrição de atividades sociais, risco de depressão pela perda da liberdade e da autonomia. As lesões de pele e infecções urinárias são mais frequentes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Os efeitos negativos na vida sexual vêm da perda do controle urinário, vergonha pelo odor de urina, uso de forros ou fraldas, que refletem diretamente na qualidade da relação sexual, tanto em homens como em mulheres. O problema resulta em evitação, perda do desejo e da excitação sexual.

Publicidade


Um terço das mulheres com incontinência urinária referem perda de urina durante a atividade sexual, principalmente na penetração vaginal mais profunda, na fase de excitação e orgasmo.


O hábito de esvaziar a bexiga antes da relação sexual ajuda a evitar a perda de urina durante a atividade sexual. Os exercícios de Kegel, direcionados ao fortalecimento da musculatura pélvica também contribuem para maior controle urinário e melhora da qualidade de vida geral e sexual.

Publicidade


Existe a opção de medicamentos que auxiliam este controle e a ação de hormônios, quando indicados. O tratamento cirúrgico, com as técnicas atuais, pode ser muito efetivo na cura ou melhora da incontinência urinária feminina, sendo realizado também nos serviços públicos de saúde.


Os homens recuperam o controle urinário mais rapidamente quando aceitam participar de reabilitação sexual precoce após cirurgia radical da próstata.


A ação de uma equipe interdisciplinar, com ginecologista, urologista, psicoterapeutas e fisioterapeutas resulta na excelência do atendimento que este paciente necessita para sua recuperação.

Maurílio Jorge Maina, ginecologista e especialista em terapia sexual


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade