Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Problema

Anabolizantes podem causar impotência sexual?

Sexo&Comportamento-Folha de Londrina
01 dez 2009 às 19:37
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os esteróides anabolizantes são derivados sintéticos da testosterona - hormônio sexual masculino. Devido à capacidade da testosterona de ''queimar gorduras'' e ao mesmo tempo ativar as células do crescimento humano, muitos atletas e adolescentes apelam para a ajuda destas substâncias para promoverem mudanças rápidas no corpo, sem se preocuparem com as consequências e efeitos colaterais desta conduta.

O uso de anabolizantes é uma das causas de disfunção erétil (impotência sexual). Os anabolizantes inibem a produção dos hormônios masculinos, produzidos naturalmente pelo homem (testosterona).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Esta inibição acontece porque os anabolizantes provocam, em geral, bloqueios numa glândula chamada hipófise, que é a glândula que controla a fabricação testicular de testosterona. Com isso, o homem pode entrar em um estado chamado de hipogonadismo, ou a falta do hormônio masculino. Nesta situação, ele perde ou diminui o desejo sexual e pode ter a qualidade da ereção afetada (disfunção erétil).

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Além de alterações da função sexual, o uso prolongado de anabolizantes pode provocar esterilidade, ginecomastia (crescimento exagerado das mamas), lesões no fígado e nos rins, doenças cardíacas, depressão, ansiedade e outros distúrbios psiquiátricos.

Publicidade


É importante relatar que as alterações da libido e a disfunção erétil geralmente não se manifestam enquanto estiver sendo feito o uso contínuo dos anabolizantes, mas somente após a interrupção dos mesmos, o que torna esta questão ainda mais preocupante, pois o indivíduo poderá utilizar o medicamento por um longo período sem perceber as consequências catastróficas do uso destas substâncias.


Em geral, após a suspensão da medicação, se o bloqueio da hipófise não for definitivo, a retomada da função sexual ocorre com o tempo. Entretanto, o maior problema é que após a suspensão da medicação nem sempre a função sexual é restabelecida, uma vez que pode ocorrer um bloqueio definitivo da hipófise e consequentemente o organismo não consegue reassumir a produção natural do hormônio masculino (testosterona) pelos testículos. Nestes casos, haverá, então, a necessidade de um tratamento endocrinológico para a correção do problema.

Emerson Pereira Gregório, urologista, mestre e doutorando em Urologia e titular da Sociedade Brasileira de Urologia


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade