Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Adolescência

Anticoncepcionais: a partir de que idade?

Sexo e Comportamento - Folha de Londrina
11 set 2009 às 23:10
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A adolescência é o período da vida em que há intenso desenvolvimento físico e psíquico. Neste período, ocorre o desenvolvimento ovariano, havendo a capacidade para a procriação.

Hoje, devido ao estilo de vida moderno, a primeira menstruação tem acontecido cada vez mais cedo, com casamentos mais tardios, embora a vida sexual se inicie também mais precocemente. Isso tem levado à gravidez indesejada neste grupo e também à ocorrência de doenças sexualmente transmissíveis.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A pílula anticoncepcional é o método contraceptivo mais usado no mundo e também muito seguro e eficaz, quando corretamente utilizado, embora não proteja contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


O método deve ser utilizado na ausência de contra-indicações como: trombose, problema hepático grave, enxaqueca severa, uso concomitante a medicamentos que interfiram na sua eficácia, entre outras. É importante sempre levar em consideração a maturidade, a freqüência de relações sexuais, enfim, procurar individualizar o método para aquela paciente.

Publicidade


A pílula não interfere no amadurecimento glandular nem no seu crescimento. Esta alteração no crescimento pela soldadura dos ossos só poderia ocorrer com doses, no mínimo, 10 vezes maiores que as utilizadas no anticoncepcional oral. Portanto, o método pode ser utilizado na adolescência, inclusive, é importante para a prevenção da gravidez indesejada.


Naturalmente, o ideal seria que essas adolescentes estivessem melhor preparadas fisicamente e com maior amadurecimento psíquico antes do início de sua vida sexual.

Publicidade


Mitos e Verdades
- Mito: os anticoncepcionais orais podem interferir no crescimento da adolescente


- Verdade: o anticoncepcional oral não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis

*Marcelo Mendonça, ginecologista e obstetra


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade