Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Planejamento familiar

Como funciona o método anticoncepcional 'Billings'?

Sexo & Comportamento - Folha de Londrina
25 out 2010 às 17:16
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O planejamento familiar é a atividade em saúde que visa oferecer informações e meios para que as pessoas possam decidir livres, conscientes e responsavelmente a respeito do número e época de terem seus filhos.

O método de Billings é comportamental, ou de abstinência periódica, que requer que a pessoa aprenda quando é o período fértil do seu ciclo menstrual. Pode também ser utilizado para aumentar a probabilidade de gravidez de acordo com a vontade do casal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A mulher que optar por este método deverá conhecer as modificações de seu corpo durante o período fértil. Perceber a sua umidade vaginal, com os dedos ou na roupa íntima. Quando esta secreção atingir o seu pico, estando mais transparente, fluida e elástica, isso indica o seu período fértil, devendo se abster de manter relações sexuais nestes dias, se não há desejo de engravidar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Posteriormente, as secreções tornam-se espessas ou ausentes, podendo então ter relações até a próxima menstruação. Logo após a menstruação o muco estará ausente e as relações são permitidas.

Publicidade


Quando este método é usado de forma correta e conscientemente, com o casal cooperativo, passa a ser bastante eficaz. A probabilidade de falha é de três casos de gravidez a cada 100 mulheres ao ano.


A vantagem deste método é não apresentar efeito colateral orgânico, ausência de custo, podendo ser usado pela maioria dos casais; é também imediatamente reversível e aceito por grupos religiosos que desaconselham outros métodos.

Publicidade


No entanto há dificuldade quando não há colaboração do parceiro, e quando a mulher não consegue identificar sua secreção corretamente. Sofre ainda interferência da amamentação, do estresse e de alguns medicamentos. Quando existe infecção vaginal, há impossibilidade de identificar o muco.


Algumas situações não impedem o uso, mas podem dificultar a escolha por este método, tais como: pessoas com ciclos irregulares, as que apresentam sangramento entre as menstruações, pessoas com doenças hepáticas graves e alterações tiroidianas, que também podem afetar o muco cervical.

Publicidade


Para concluir, podemos afirmar que o melhor método é aquele aceito pelo casal, e que for bem praticado. Desta forma, o método Billings torna-se muito eficaz.


Mitos e Verdades

Publicidade


- Mito: os métodos naturais, entre eles o método Billings, são de baixa eficácia


- Verdade: estes métodos não protegem contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Marcelo Mendonça, ginecologista


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade