Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Doença sexual

Como o HPV se manifesta nos homens?

Sexo & Comportamento - Folha de Londrina
22 abr 2010 às 19:20
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O vírus HPV (Human papiloma virus) vive na pele e nas mucosas genitais tais como vulva, vagina, colo de útero e pênis. Trata-se de uma infecção adquirida por meio do contato sexual. Na verdade, qualquer contato pênis-vagina, pênis-vulva, pênis-ânus e pênis-boca é considerado contato sexual. A mesma coisa se ocorrer contato da vulva com a boca do parceiro, neste caso o HPV instala-se na boca ou garganta.

No homem, pode infectar o pênis, causando uma lesão pequena em formato de couve-flor ou verruga, chamado de condiloma acuminado, também conhecido como ôcrista de galo". A infecção masculina não costuma progredir para câncer.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na mulher, o HPV costuma infectar o colo do útero, podendo, então, progredir para câncer. A única maneira de fazer o diagnóstico é por meio da consulta ao ginecologista, uma vez que a mulher não consegue visualizar seu colo uterino.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


A distribuição das lesões acuminadas no homem interessa principalmente ao corpo do pênis, à região bálano prepucial e uretra. Lesões no escroto, face interna da coxa e base do pênis e ânus também podem ocorrer.

Publicidade


Enquanto alguns deles causam apenas verrugas comuns ao corpo, outros infectam a região genital, podendo ocasionar lesões que, se não tratadas, transformam-se em câncer de colo de útero ou câncer de pênis.


Geralmente esta infecção não resulta em câncer. Mas é comprovado que 99% das mulheres que têm câncer do colo uterino foram antes infectadas por este vírus.

Publicidade


No Brasil, cerca de sete mil mulheres morrem anualmente por este tipo de tumor. Inúmeras formas de tratamento são descritas na tentativa da erradicação do condiloma acuminado: o tratamento clínico pela aplicação de agentes cáusticos (podofilina, ácido tricloroacético e ácido nítrico), pela quimioterapia tópica (5-fluoracil e bleomicina), pela imuterapia (imiquimod e interferon-alfa) e o tratamento cirúrgico (crioterapia, eletrocoagulação, ablação por laser e excisão).


Existem controvérsias na erradicação total do vírus HPV no organismo. Na maioria dos casos, os tratamentos curam completamente as lesões e o vírus é erradicado do organismo. O HPV pode ser controlado, mas ainda não há cura contra o vírus. Deve ser feito o acompanhamento sistemático.

Publicidade


A melhor arma contra o HPV é a prevenção e a realização do diagnóstico o quanto antes.


Mitos e Verdades


- Mito: o preservativo previne o HPV
- Verdade: existem várias formas de transmissão do HPV em que o preservativo não é suficiente para conter a contaminação. A forma mais segura de não transmissão é a monogamia em casais saudáveis

Celso Fernandes Junior, doutor em urologia


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade