Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Especialista responde

É possível engravidar praticando o coito interrompido?

Sexo e Comportamento - Folha de Londrina
13 abr 2012 às 15:24
- Arquivo Bonde
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Embora existam diversos meios seguros de anticoncepção, a falta de informações e de acesso, associados aos tabus e ao desconhecimento de como a sexualidade pode ser saudável, expõem adolescentes e adultos aos riscos de uma gravidez indesejada e de doenças sexualmente transmissíveis quando adotam meios comprovadamente ineficazes de evitar filhos.

O coito interrompido, ou gozar fora, acontece quando o homem retira o pênis da vagina no momento que percebe que irá ejacular. As falhas advêm da falta de controle da ejaculação, principalmente nos adolescentes, quando alguma quantidade de esperma é eliminada dentro da vagina ou na vulva.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Também durante a excitação, no líquido lubrificante que o homem produz podem estar presentes espermatozóides e deles resultar a gravidez, mesmo se eliminados na entrada da vagina. A preocupação do casal e a relação incompleta são motivos comuns de frustação e insatisfação sexual.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Colabora para os riscos de uma gravidez indesejada a avaliação errônea do período fértil, que deve associar o meio do ciclo com a presença vaginal de uma secreção do tipo muco, transparente e abundante. Esta secreção não é corrimento nem sinal de excitação sexual.

Publicidade


Outro meio popular de anticoncepção também ineficaz é a ducha vaginal, que nada mais é do que lavar a vagina minutos após o coito, que pode facilitar infecções e reduzir a lubrificação vaginal.


Ter relações sexuais durante a menstruação pode falhar se ocorrer no final de um longo período de sangramento, e se considerarmos a sobrevida de até 72 horas do espermatozóide dentro do corpo feminino. É muito raro, mas não é impossível.

Publicidade


A tabelinha ou a abstinência no período fértil falham mais na adolescência, devido às irregularidades do ciclo menstrual das garotas.


E existem ainda crenças sem fundamento que afirmam que a mulher sem orgasmo não engravida; que se ela for virgem, ejacular na vulva não oferece riscos; relação sexual dentro da água não engravida; homens idosos não têm espermatozóides.

Publicidade


Mitos e verdades


- Mito: o coito interrompido é um método anticoncepcional


- Verdade: o coito interrompido não é método, e além de ineficaz, pode causar frustração sexual

Maurílio Jorge Maina, ginecologista e especialista em terapia sexual


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade