Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Médico garante

Hormônio oxitocina ajuda casais a se amarem mais

Redação Bonde com assessoria
11 jun 2012 às 14:45
- Arquivo Bonde
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A oxitocina, produzida no hipotálamo, é o verdadeiro hormônio do amor. Sua produção ajuda casais a se amarem e ficarem juntos por muito tempo. Para quem está solteiro e não quer passar o Dia dos Namorados sozinho, a sugestão é seguir a risca algumas dicas do Dr Fernando Gomes Pinto, neurocirurgião, e quem sabe arrumar uma boa companhia para comemorar a data. Ainda dá tempo!

Embalando o amor

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na arte da conquista e da sedução, o cérebro trabalha a todo vapor, preparando o corpo físico e o comportamento para atrair o par ideal. Neurotransmissores e hormônios são responsáveis pela ativação do centro de recompensa, gerando sensações agradáveis e prazer sexual.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


"A dopamina, um neurotransmissor, aciona o sistema de recompensa e desencadeia a liberação da testosterona que estimula a libido em homens e mulheres", explica Dr Fernando Gomes Pinto, neurocirurgião e membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia – SBN. Ele também afirma que "a prolactina é um hormônio que está relacionado com a satisfação sexual e a oxitocina relaciona-se com a sensação de intimidade e aconchego". Sua produção e secreção ajudam as pessoas a se amarem e ficarem juntas por muito tempo.

Publicidade


O médico conta que certas áreas do cérebro precisam ser "desligadas" tanto nos homens como nas mulheres, para que outras áreas possam ser ativadas durante a conquista, o desejo e a companhia da pessoa amada. "Em especial as amígdalas nos lobos temporais, centro da "defesa" de fuga ou luta, são "desligadas" e centros do prazer são ativados como a área tegmental ventral", detalha.


Nas mulheres, o cortex órbitofrontal lateral esquerdo, responsável pelo controle de desejos elementares, silenciam-se também. E então elas podem "relaxar" suas preocupações e simplesmente amar e serem amadas. O centro do prazer tanto do homem como o da mulher está localizado no hipotálamo. De acordo com Dr Fernando, uma pessoa amada é alguém com potencial para acionar a nossa área do prazer hoje e se der tudo certo, para sempre. "É por isso que os nossos pensamentos, desejos e sonhos, gerados e interpretados nos nossos lobos frontais sempre nos impulsionam a pensar na pessoa amada. Principalmente na fase de namoro e da paixão", revela.

Publicidade


Confira algumas dicas para conquistar um amor:


Para um homem conquistar uma mulher:

Publicidade


1. Aparentar: Força física e disposição;


2. Oferecer: Apoio e proteção.

Publicidade


Isso porque a leitura biológica inconsciente do cérebro feminino entende que este "macho" é capaz de alimentá-la e proteger seus filhos.


Para uma mulher conquistar um homem:

Publicidade


1. Aparentar: Cintura fina, quadril avantajado e seios exuberantes;


2. Oferecer: carinho e atenção.

Publicidade


Isso porque a leitura biológica feita pelo cérebro masculino desta silueta entende que essa mulher tem condições de gestação saudável e a sua prole será bem alimentada.


Dica para os dois:


1. Sorrir sempre. O sorriso, que é o primeiro ganho neurológico aos dois meses de vida, provoca sensação de bem-estar, aceitação e conforto para quem recebe;


2. Beijar muito. Traduz carinho e um bom beijo na boca provoca troca emocional intensa. A sensibilidade dos lábios é uma das maiores sentidas no cérebro humano;

3. Ser sincero. Os relacionamentos sinceros fazem com que a qualidade de troca de informações dos cérebros do casal seja livre, rápida e intensa. O amor e o prazer podem se manifestar em toda sua plenitude.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade