Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Relacionamentos

Já ouviu falar na síndrome do Don Juan?

Sexo&Comportamento-Folha de Londrina
09 out 2009 às 09:08
A síndrome de Don Juan é uma doença e deve ser tratada. - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Don Juanismo foi muito estudado pela psicanálise. Quando nos deparamos com um homem com esta síndrome, estamos diante de um histérico. Para a psicanálise, histeria é uma psiconeurose que, antigamente, acreditava-se que só as mulheres apresentavam. Sua etiologia está ligada a um Complexo de Édipo mal ou não elaborado, causando sentimentos de culpa por um desejo proibido incestuoso, recalcado no inconsciente. A culpa aciona a atuação do superego, nosso código de valores internos, fazendo com que o Don Juan procure por mulheres compulsivamente, mas não consiga sentir prazer com nenhuma delas.

Alguns apresentam sintomas como dificuldade de ereção, outros, de ejaculação precoce; alguns não conseguem ejacular. Há também aqueles homens, que, embora consigam uma relação sexual aparentemente satisfatória, não preenchem o vazio interno, tendo a sensação de que serão traídos, pois, inconscientemente, sentem que devem ser punidos, por haver traído o pai em seu desejo incestuoso pela mãe.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Esta não elaboração edípica ocorre, muitas vezes, por não sentir um pai forte o suficiente que causasse nele o medo da castração, levando-o à proibição deste desejo e à sua sublimação. Num primeiro momento, canalizando a libido na infância para a aprendizagem escolar, e na adolescência, à busca de uma namorada, vindo a ter uma vida sexual-amorosa satisfatória.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Devido a todo este conflito amoroso não resolvido com as figuras parentais internalizadas na infância, o Don Juan mostra-se uma pessoa insegura, muitas vezes defendendo-se de núcleos homossexuais presentes em quadros de histeria, por defesa de sentimentos persecutórios de traição, frutos de um superego acusador, mostrando sua compulsividade por mulheres, sem conseguir um porto seguro para ancorar, infeliz, perdido e trôpego em seus caminhos. Muitas vezes, entrega-se também à bebida ''para esquecer'' aquilo que não consegue elaborar.

Publicidade


É necessário psicoterapia psicanalítica para que possa elaborar seu Complexo de Édipo, livrando-se, assim, desta síndrome e podendo ser feliz.


Mitos e Verdades

Publicidade


- Mito: o Don Juan é um cara hipersexualizado e bem resolvido


- Verdade: a síndrome de Don Juan é uma doença e deve ser tratada

Denise Hernandes Tinoco, doutora e mestre em Psicologia Clínica, docente em graduação e pós-graduação e psicoterapeuta de abordagem psicanalítica


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade