Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Riscos

Mulheres conseguem engravidar após a menopausa?

Sexo&Comportamento-Folha de Londrina
10 jul 2009 às 21:28
A gravidez em mulheres após os 40 anos deve ser rigorosamente precedida de estudos clínicos e laboratoriais das condições de saúde da mulher. - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A idade da mulher tem influências dramáticas sobre as possibilidades de conceber. Com a entrada da mulher na vida social, alguns casais protelam a gravidez para depois da realização da maioria dos sonhos, como formação intelectual, estágios, especializações, realização material e certa estabilidade financeira. Esses casais procuram clínicas de Reprodução Humana porque algum tempo já passou e os filhos não vieram. Na maioria dos casos a mulher já tem mais de 35 anos.

O ápice da fertilidade na terceira década da vida diminui progressivamente até a menopausa. Calcula-se que após os 30 anos a possibilidade da mulher ter filhos diminui 3,5% ao ano. As mulheres entre 35 e 39 anos são 50% menos férteis que as mulheres entre 30 e 34 anos. A chance de gravidez espontânea entre as mulheres de 40 a 44 anos estão em torno de 10%, enquanto que dos 45 aos 49 anos, 2%. Aos 50 anos, ficam próximas de zero.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Após os 40 anos, quando ocorre gravidez espontânea, a taxa de abortos encontra-se em torno de 57%, além da alta incidência de diabete gestacional, hipertensão arterial e partos prematuros. Quanto aos riscos fetais, cita-se que a anomalia congênita aos 25 anos é de 1 caso para cada 1.200 nascimentos; aos 35 anos, é de 1 caso para cada 365 nascimentos, e aos 45 anos, 1 caso para cada 32 nascimentos. Após os 40 anos, a Síndrome de Down está presente em 9,5% das gestações.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Mitos e Verdades

Publicidade


- Mito: a presença de menstruação significa que a mulher está ovulando


- Verdade: a menstruação significa unicamente que a mulher tem hormônios suficientes para menstruar. Após os 35 anos, as ovulações vão se tornando escassas e praticamente desaparecendo após os 40 anos. Embora possa haver ciclos ovulatórios, eles são raros, e outros fatores agravam a dificuldade à gravidez: a qualidade dos óvulos é inadequada e os embriões raramente se fixam no útero por condições inadequadas das secreções uterinas. Aos casais que não conseguem a gravidez espontânea em função da idade reprodutiva da mulher, principalmente após a menopausa, é aconselhado o uso de doadora de óvulos. A obtenção da gravidez em mulheres após os 40 anos deve ser rigorosamente precedida de estudos clínicos e laboratoriais das condições de saúde da mulher. A opção da utilização de doadora de óvulos pode dar à mulher a possibilidade de ter filhos, desde que tenha estado de saúde em perfeitas condições. A possibilidade de riscos genéticos serão de acordo com a idade da doadora, que em geral deve ser jovem.

Osmar Henriques é médico especialista em Reprodução Assistida


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade