Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2017
18/09/2009 21:19
Riscos

Pessoa com infecção urinária pode manter relações?

Algumas pessoas têm infecção urinária recorrente. Isso, muitas vezes, se deve a fatores imunológicos

A infecção urinária é a doença bacteriana mais frequente na mulher. Calcula-se que em torno de 20% a 30% da população feminina terá pelo menos um episódio da doença durante a vida.

Existem fatores que predispõe a mulher a este mal. A relação sexual é o principal deles, pelo efeito mecânico de introdução de microorganismos infectantes na bexiga, a partir da parte final da uretra, o que pode ocorrer durante o ato sexual.

Sabe-se que a maioria dos casos de infecção urinária ocorre 12 horas depois de uma relação sexual. Isso não quer dizer que a mulher ''pegou'' a infecção urinária do parceiro, mas que isso foi facilitado por ter tido uma relação sexual. Quanto maior a frequência de relações sexuais para a mulher, maior a chance que ela tem de desenvolver infecção urinária. Naturalmente, se este parceiro é portador de uma doença sexualmente transmissível, também aumenta a chance de ocorrer infecção urinária.


Algumas pessoas têm infecção urinária recorrente. Isso, muitas vezes, se deve a fatores imunológicos, como também a alterações na acidez vaginal e fluxo anormal de secreções vaginais. Portanto, algumas mulheres têm maior probabilidade de desenvolver a doença e maior dificuldade para a cura.

É importante lembrar que a infecção urinária pode se tornar muito grave, por exemplo, quando atinge os rins e também em suas formas crônicas.

Mitos e Verdades
- Mito: a infecção urinária é transmitida pelo parceiro
- Verdade: a relação sexual é um dos principais fatores que predispõe a ocorrência de infecção urinária

Marcelo Mendonça, ginecologista
Sexo&Comportamento-Folha de Londrina
PUBLICIDADE
comentários
Abaixo, usuários do Facebook que interagiram com as notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 22/02/2017 20:15
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal
Hospedado pela: