Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Separação

Quais são as consequências do divórcio?

Sexo & Comportamento - Folha de Londrina
18 mai 2010 às 19:28
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O divórcio é considerado um dos eventos mais estressantes da vida das pessoas, em função das consequências biopsicossociais dele decorrentes. Desestruturação emocional, rebaixamento na auto-estima, medo, angústia, tristeza, insegurança, insônia e isolamento são alguns dos sentimentos e emoções que passam a povoar o universo de muitas pessoas divorciadas, sobretudo nos dois primeiros anos após a separação.

Quando nos casamos, fazemos todo um projeto de vida a dois, e o divórcio costuma caracterizar-se como a falência de um sonho acalentado, muitas vezes, durante anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Se é um processo difícil, doloroso, que afeta todas as pessoas envolvidas, tanto pais quanto filhos, então por que nos Estados Unidos começaram a ocorrer festas em comemoração ao divórcio?

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Passamos a fazer parte de uma sociedade de descartáveis, na qual procuramos nos desfazer de tudo aquilo que não queremos mais, uma roupa, um calçado, eletrodomésticos que não nos servem mais, um amigo que nos decepcionou e um(a) companheiro(a) que deixou de satisfazer as nossas necessidades emocionais e/ou sexuais.

Publicidade


O rompimento de uma relação só será motivo de comemoração se colocar um ponto final em uma relação não mais gratificante e que traga apenas discórdia, dor e sofrimento para um ou ambos os membros de um casal.


Neste momento, a comemoração fará parte do ritual de entrada em uma nova etapa da vida, na qual haja a oportunidade de rever todos os pontos negativos e falhas do relacionamento findo, para não incorrer novamente nos mesmos erros que levaram ao seu término.

Publicidade


Refletir sobre os motivos que levaram ao divórcio, que contribuíram para que um relacionamento se tornasse nocivo e prejudicial, pode favorecer, do ponto de vista psicológico, à construção saudável de novos relacionamentos.


Trabalhando durante anos com grupos de pessoas separadas, é possível constatar que a fase inicial de desestruturação, em geral, é seguida de uma outra, em que mais seguras e livres de emoções negativas, essas pessoas passam a ter uma visão mais positiva do futuro e da vida.

Publicidade


Mitos e verdades


- Mito: o divórcio destrói o projeto de vida das pessoas, tornando-as infelizes, problemáticas e desajustadas


- Verdade: o divórcio requer ajustamento, e quando bem conduzido, poderá propiciar reflexões, preparando as pessoas para relacionamentos futuros mais felizes e harmoniosos

Carmen Garcia de Almeida, psicoterapeuta conjugal e familiar


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade