Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Quais são os danos da repressão sexual?

Sexo e Comportamento - Folha de Londrina
21 mai 2013 às 15:52
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A repressão sexual é tão antiga quanto a vida humana, mas o estudo do seu sentido, de suas variações no tempo e no espaço é um estudo relativamente novo.

Marilena Chauí, em seu livro ''Repressão Sexual'', considera que a repressão sexual será tanto mais eficaz quanto mais conseguir ocultar, dissimular e disfarçar o caráter sexual daquilo que está sendo reprimido. E que a repressão sexual se liga a um conjunto de valores, regras estabelecidas histórica e culturalmente para controlar o exercício da sexualidade, pois, como inúmeras expressões sugerem, o sexo é encarado como uma torrente impetuosa e cheia de perigos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A sexualidade se faz presente em todas as etapas do desenvolvimento humano, embora se trate de uma questão quase sempre silenciada. Por um lado é fonte de prazer, e por outro, o alvo predileto para ataques e censuras de toda ordem. Freud já defendia a idéia de que os seres humanos nascem com impulso vital para a busca do prazer, o que ele denominou de libido.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


A repressão sexual impede a liberação da fantasia erótica, um fator muito importante para o orgasmo feminino. Freud já falava da imensa dificuldade do ser humano de integrar a sexualidade ao resto da vida. Ele acreditava que muitos sofrimentos neuróticos eram causados pela repressão sexual.

Publicidade


Durante séculos, a sensualidade e a sexualidade foram alvos de severa repressão, passando-se a imagem de que o corpo é a fonte do pecado. Com isso, inúmeras gerações tiveram cortadas suas possibilidades de obtenção de prazer através do corpo.


A sexualidade feminina por longo tempo permaneceu na procriação e manutenção da espécie. O objetivo da relação sexual era a reprodução. O mesmo não era aplicado ao homem. Este podia satisfazer seus desejos e fantasias com outras mulheres. A sociedade não o condenava por isso.

Publicidade


Para a mulher, o prazer sexual é uma conquista muito recente. Antes da liberação sexual, que começou nos anos 60, a mulher que demonstrasse desejo sexual era tida como doente.


Para as mulheres deste milênio, dependendo do seu grau de cultura e do seu acesso a informações, o orgasmo feminino passou a ser levado em conta. Quase que cobrado. A mulher anorgásmica (que não consegue ter orgasmo) já se permite procurar tratamento. Muitas já conseguem falar sobre esta dificuldade com o parceiro. O passado preconceituoso aos poucos está se transformando, embora lentamente, pois a repressão sexual ainda vigora de forma significativa até mesmo em centros vistos como intelectualizados.


Atualmente, tem-se uma visão um pouco mais positiva da sensualidade e da sexualidade, segundo a qual seu exercício não traz em si nada de vergonhoso, sujo ou pecaminoso. Hoje a mulher já corre em busca de uma imagem poderosa e sensual, como forma de expressão da sua liberdade.

Marilandes R. Braga, psicóloga e terapeuta sexual


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade