Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pedofilia

Saiba o que norteia o desejo sexual do pedófilo

14 jan 2011 às 15:51
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O desejo sexual é parte importante das funções biológicas do animal humano. É por meio da expressão do desejo sexual que o ser humano foi capaz de sobreviver enquanto espécie animal. O desejo permite a reprodução, mas também se dirige a outros aspectos, como a sexualidade.

O ser humano nasce com desejo sexual, mas a direção deste desejo é determinada pela interação com o grupo social imediato nos primeiros anos de vida e confirmado na adolescência, raramente mudando ao longo da vida.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um pedófilo é quem se excita e deseja sexualmente crianças ou adolescentes. Porém existem os que têm este comportamento de modo situacional, por razões mais sociais do que de personalidade. E existem abusadores sexuais, que são produzidos socialmente, e que abusam por razões diferentes das do pedófilo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Uma parte é estatisticamente fácil de reconhecer: a maioria dos pedófilos e outros abusadores sexuais de crianças foi também abusada sexualmente na infância, aprendeu como fazer e com quem fazer sexo para obter prazer sexual. Esta é a forma de aprendizado mais comum na espécie humana. Aprendemos com nossos pais como interagir, que tipo de pessoa buscar, como se relacionar. Imitamos, assim aprendemos.

Publicidade


A segunda parte diz respeito ao indivíduo que assimila ou não as coisas que a ele são apresentadas desde o nascimento. Isto explica a razão pela qual alguns pedófilos não têm histórico de abuso sexual, mas sentem-se atraídos por crianças por terem associado o bem estar e o prazer erótico com determinadas crianças de determinada idade quando também eram crianças.


Assim temos duas vertentes para dedicar a atenção e melhorar as condições de vida no futuro: precisamos ajudar adultos a desenvolverem a expressão do desejo sexual de modo socialmente conveniente. Isso significa dar tratamento psicológico e melhorar a socialização de adultos que têm desejos sexuais errôneos de acordo com a norma social.


Para as crianças, precisamos estar atentos e ser bons exemplos de como os relacionamentos afetivos e sexuais em adultos devem ocorrer, e estar atentos para as formas de expressão do desejo sexual de crianças. No caso de situações anormais, a psicoterapia será o caminho para que elas recuperem a forma de agir que a cultura considera melhor para todos.

Oswaldo M. Rodrigues Jr. - Psicoterapeuta Sexual (Instituto Paulista de Sexualidade São Paulo)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade