Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dores

Sinto dores, cólicas e ardência após a relação sexual

Sexo&Comportamento-Folha de Londrina
18 jan 2010 às 18:42
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É chamada de dispareunia a dor genital que ocorre antes, durante ou após a relação sexual. É uma das disfunções sexuais mais comuns em consultórios, e estima-se que afete dois terços das mulheres durante toda a vida.

As causas podem ser físicas ou psicológicas, portanto, a sua investigação necessita de uma abordagem bastante cuidadosa e ampla, realizada pelo médico. Devem ser avaliadas desde alterações externas como cistos vulvares, aderências, a presença de algum ''anel'' no hímen ou algum problema congênito, como a vagina curta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Uma das dores mais comuns e que apresenta bons resultados ao tratamento clínico são as vaginites causadas por qualquer bactéria ou fungo, que ocorre na vagina.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Esta dor também pode ser causada pela fricção durante a fase de excitação inadequada, que pode ser resolvida aconselhando uma melhor lubrificação durante a relação sexual.

Publicidade


Durante e após a menopausa, devido à atrofia genital, pode ocorrer este mesmo quadro, cujo diagnóstico e tratamento geralmente é fácil e à base de hormônios.


Devemos salientar a endometriose como uma das principais causas de dor vaginal, principalmente a dor profunda, que deve ser investigada e tratada. Nestes casos é importante uma avaliação clínica muito bem feita, pois mesmo problemas urinários devem ser pesquisados, bem como problemas intestinais, como síndrome do cólon irritável.

Publicidade


Fatores psicológicos também contribuem para a dispareunia, e estão relacionados principalmente aos ressentimentos com relação ao parceiro, algum tipo de violência sexual e pessoas que relacionam o sexo à culpa e vergonha.


Portanto, a abordagem deve ser sempre conduzida por um médico ginecologista, muitas vezes acompanhado de outros profissionais que auxiliem no diagnóstico e tratamento.

Publicidade


Mitos e Verdades


- Mito: dor na relação sexual é normal.
- Verdade: a maior parte das mulheres vai apresentar dor na relação sexual em algum momento de sua vida.

Marcelo Mendonça, ginecologista


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade