Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Descubra o que fazer

Ter corrimento após a menstruação é normal?

Sua Saúde - Folha de Londrina
20 jan 2012 às 15:07
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O corrimento genital é um sintoma que indica secreção vulvo vaginal excessiva ou anormal, que também pode decorrer do excesso real ou aparente das secreções normais. Geralmente, a mulher apresenta secreção em pequena quantidade oriunda das glândulas vulvares, junto com células descamadas da vagina, mais o muco cervical (do colo uterino).

A secreção vaginal normal, em geral, é branca, semelhante à farinha de trigo molhada, devido a descamação das células, daí o nome leucorréia, que significa corrimento branco. Quando seca, pode apresentar cor amarelada devido aos pigmentos existentes, principalmente de origem bacteriana. Essa secreção aumenta na época da ovulação (isto é a base do método Billings). Aumenta também durante a gravidez e durante a excitação sexual.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O corrimento é uma das principais causas das consultas ginecológicas. O odor que muitas mulheres se queixam pode ser um odor normal das secreções vulvo vaginais, mas ocasionalmente pode ser sinal de alguma doença.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Existem muitas causas que levam ao corrimento vaginal, desde as fisiológicas (normais do organismo) como as causas infecciosas (alguns vírus, bactérias e fungos). Cada causa tem sua característica própria e existem vários exames para realizar diagnósticos corretos, como bacterioscopia, citologia e cultura.


A mulher, após atividade sexual, pode apresentar algum tipo de corrimento, por mudanças da flora vaginal, ou mesmo por transmissão sexual. Portanto, o tratamento exige sempre um bom exame clínico e laboratorial.

Marcelo Mendonça, ginecologista


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade