Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
De olho nas temperaturas

Cuidados ao fazer atividade física quando o tempo está muito seco

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
27 set 2017 às 17:22
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em caso de tempo seco as partículas atmosféricas ficam em suspensão, tornando-se ainda mais evidentes quando a baixa umidade está associada a altas temperaturas. As pessoas com histórico de doenças respiratórias estão mais vulneráveis a recaídas, em longos períodos sem chuvas. Mas não é só quem sobre de asma e bronquite que precisa se preocupar. Ao respirar o ar seco, levamos para o pulmão mais poluição e, consequentemente, poeira e diferentes tipos de vírus.

Nessas ocasiões, o melhor seria evitar exercícios físicos a céu aberto, principalmente nas cidades mais poluídas. Karina Karina Hatano, médica do exercício e do esporte, explica o que deve ser feito para amenizar os perigos. "Treine cedo, de preferência antes das 9h da manhã ou no final da tarde, após as 16h. Em casa mantenha arejados os ambientes, umidificando-os com vaporizadores ou recipientes com água. Fundamental hidratação antes, durante e depois dos exercícios, além de reforçar a ingestão de líquidos ao longo do dia", explica a especialista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Seguem outros conselhos apontados por Karina quando o tempo estiver seco:
Use roupas claras, confortáveis e ventiladas;
Reduza o ritmo. O calor e o clima seco consomem energia e fazem o cansaço aparecer antes da hora, além de exigir mais do corpo;
Preste atenção na intensidade do esforço físico e não ultrapasses seus limites. Dor de cabeça, tontura, vista turva, coração disparado e cansaço além do normal são sinais de alerte. Diante de qualquer sintoma estranho, pare imediatamente;
Lave as narinas com soro fisiológico antes da atividade física.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Se a falta de chuva é prejudicial à qualidade do ar, o excesso também não é o ideal. "Quando a umidade está alta, o corpo sente dificuldade na transpiração e resfriamento da temperatura".


Com a sensação térmica maior, a impressão é de que está mais calor e ocorre interferência no desempenho dos exercícios, além do comprometimento da saúde. Os ácaros e fungos também se proliferam rapidamente com a alta umidade, o que pode causar rinite alérgica e asma. O excesso de esporte em condições como essas, podem resultar em cãibras, esgotamento e até acidente vascular cerebral.

Saiba se a umidade está favorável:
Ideal: entre 70% e 40%
Estado de atenção: entre 30% e 21% (evite se expor ao sol das 11h às 15h)
Estado de alerta: entre 20% e 13% (evite se expor ao sol das 10h às 16h)
Estado de emergência: abaixo de 12% (evite a prática de exercícios)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade