Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Verdade ou mito?

Dores nas articulações aumentam com o frio

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 out 2017 às 18:43
- Reprodução/Arquivo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a queda das temperaturas muitas pessoas começam a se queixar de dores nas articulações. As mais comuns são as que acometem mãos, ombros e joelhos. Mas existe mesmo essa relação? Essas dores acontecem mesmo por conta do frio?

"O que podemos dizer é que essas dores geralmente acometem pessoas que já possuem algum tipo de dor crônica, como as decorrentes da artrite reumatoide e artrose, por exemplo", explica o ortopedista Paulo Marcel Yoshii, especialista em cirurgia da mão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O médico explica que a mudança repentina de temperatura causa a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos, o que força as articulações a ficarem mais contraídas para que o fluxo sanguíneo possa ser mantido. "Com menos sangue e calor nas extremidades do corpo, os receptores da dor ficam mais sensíveis e são ativados ao menor estímulo", esclarece o ortopedista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Ele acrescenta que quem já passou por uma cirurgia ortopédica nas articulações, principalmente quem tem prótese de platina, também podem sofrer com as dores em dias com temperaturas mais baixas.

Publicidade


De acordo com Yoshii, as dores podem começar a surgir mesmo antes da mudança climática. "Geralmente, com até dois dias antes (da mudança) a pessoa que tem esses históricos que citamos podem começar a apresentar dores", aponta.


A melhor maneira de combater as dores causadas pela queda na temperatura é manter o corpo bem aquecido. Carregar sempre uma blusa é uma alternativa que ajuda. Para quem passou por cirurgia, a indicação é colocar uma compressa morna na articulação dolorida ou no local operado.

"É importante também manter-se ativo, praticar atividades físicas regulares, pois a contração muscular aumenta a temperatura do corpo, aquecendo os músculos e as articulações e diminuindo as dores", indica o cirurgião. O ortopedista reforça que caso a dor persista, a indicação é procurar um médico para avaliar a situação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade