Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pratique

Exercícios para prevenção de dores dos músculos do assoalho pélvico

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
22 set 2017 às 16:49
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Períneo, também é conhecido como assoalho pélvico, faz parte de um grupo de músculos de contração voluntaria na bacia, que circula a vagina e o ânus, responsáveis pela sustentação de órgãos como a bexiga, útero e porção final do reto, para o funcionamento do mecanismo de continência urinária, fecal e da sexualidade.

Segundo a fisioterapeuta Alessandra Sônego, especializada em Saúde da Mulher pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), da clínica Athali Fisioterapia Pélvica Funcional, o mau funcionamento desses músculos pode causar incontinência urinaria e fecal, constipação, disfunções sexuais, dores na região pélvica e dificultar a o parto normal. "Precisamos nos conscientizar que a saúde vem com a prevenção. Os músculos do assoalho pélvico têm a função de sustentar órgãos, como, por exemplo, a bexiga, o intestino e o útero. Auxilia na continência urinária e fecal, além de serem muito importantes para satisfação sexual. Quando esses músculos sofrem algum tipo de alteração, podem causar sintomas desagradáveis e até mesmo dores, dificultando as atividades do cotidiano de qualquer pessoa", explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente 5% da população brasileira sofre com problemas de incontinência urinária, e mais de 30% de alguma disfunção sexual, dados que refletem os hábitos da vida moderna ou simplesmente o fator cronológico. Esses e diversos outros casos também podem ocasionar alterações na região, seja pela anatomia do corpo, mudança de postura, perda de massa muscular, doenças crônicas, pós-operatório, entre outros fatores.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Para fortalecer os músculos da pelve e do períneo e reduzir as chances de perda involuntária de urina e fezes, Alessandra ensina uma série de exercícios da fisioterapia funcional, que podem ser realizados em casa, para a reabilitação do assoalho pélvico, dos órgãos e ossos relacionados, além de prevenir outras disfunções.

Publicidade


1º passo: Sentada(o), coloque as mãos em baixo do bumbum e sinta os dois ossinhos que ficam de apoio. Alterne, desloque o peso do bumbum à direita, à esquerda, para frente e para trás. Repita esse processo por aproximadamente por dois minutos.


2º passo: Ainda sentada(o), para conseguir aumentar a sensação de contato com a vagina e sentir os músculos, flexione o tronco e coloque os cotovelos sobre a coxa. Esta posição promoverá relaxamento dos músculos da vagina e ânus, que facilitam e auxiliam a função de urinar e evacuar.

Publicidade


3º passo: Deitada(o) de barriga para cima, realize inspiração e expiração lenta e profunda. Na inspiração insufle os pulmões e na expiração de tempo para todo o ar sair. Faça dez repetições.


4º passo: Deitada(o) de barriga para cima, eleve os braços e mãos para cima, e inspire. Expire, levando os braços até a lateral da coxa. Faça dez repetições.

5º passo: Repita os mesmos exercícios acima e sinta como se comportam a vagina e o ânus. Observe se é capaz de contraí-los juntos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade