Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vilão ou mocinho

Quais os benefícios do chocolate?

Saúde - Folha de Londrina
19 mai 2011 às 15:11
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O chocolate, como muitos já sabem, é muito rico em gordura, carboidrato e muitas calorias. Para quem procura estar sempre no peso ideal, esta pequena e desejável guloseima sempre foi um dos vilões.

O que muita gente não sabe é que o chocolate possui, sim, qualidades benéficas ao nosso organismo. Composto basicamente de massa de cacau, sacarose, flavorizantes, manteiga de cacau, e outros ingredientes variáveis.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Este suculento doce agiliza a capacidade de pensar, além de estimular a produção de serotonina - substância neurotransmissora responsável pelo bom humor.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Os outros compostos, também conhecidos como flavonóides, são totalmente benéficos. Esta substância auxilia e impede que ocorra a oxidação do colesterol ''ruim'', o que nos livra da fixação deste em nossos vasos sanguíneos.

Publicidade


Outro fato relevante é que apesar de o chocolate ser composto de 60% de gordura saturada, seu consumo não eleva os níveis de colesterol no sangue. Isto se deve ao fato de que os ácidos produzidos por ele não favorecem a produção do LDL - conhecido como colesterol ''ruim''.


E a sensação agradável ao ingerir o chocolate ocorre, pois o mesmo tem um ponto de liquefação de 37º Celsius que é a temperatura do corpo humano, ou seja, o bom chocolate derrete na boca. Ainda assim, a preocupação deve ser constante e o bom senso deve ser o principal antes de pensar em comer demais.

Publicidade


Com tantas coisas boas, não se deve pensar que o chocolate é solução. Pelo fato de ser muito calórico, a preocupação é que se o excedente de energia não for queimado, este acaba depositado em forma de gordura no corpo.


A solução seria criarmos o hábito de consumir o chocolate ''amargo'', que preserva as qualidades boas e elimina o açúcar.

Maximo Asinelli - médico nutrólogo (Curitiba)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade