Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção

Sódio nos alimentos industrializados pode prejudicar coração

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
27 out 2017 às 15:22
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O brasileiro está longe de consumir uma quantidade saudável de sódio, substância presente no "sal de cozinha". Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é não ultrapassar o limite de 2 gramas de sódio por dia, o equivalente a 5 gramas de sal. No Brasil, este consumo chega a cerca de 12 gramas de sal por dia em média. "Os alimentos, por si só, possuem uma quantidade natural de sódio em sua composição, além do sódio que vem 'escondido' nos industrializados", alerta Myrna Campagnoli, diretora médica do Laboratório Frischmann Aisengart.

O excesso de sal causa diversos problemas à saúde como, por exemplo, a hipertensão, principal responsável pelos casos de acidente vascular cerebral e infarto. No Brasil, 30% da população é atingida por esse mal, número que pode dobrar quando falamos da população acima de 60 anos. Mas a hipertensão não é a única consequência do uso desenfreado de sódio. O abuso de seu consumo também pode comprometer a função renal, causando perda progressiva e irreversível de suas funções, além de causar alteração de paladar, ganho de peso, edemas e piora dos sintomas da TPM. Temperos alternativos como: alecrim, tomilho, manjericão, orégano e manjerona, podem substituir o sal no dia a dia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Segundo a especialista, é essencial hidratar o corpo depois de ingerir sal em grande quantidade. "Beber água ajuda o corpo de várias formas e, principalmente, depois de consumir muito sal. Ela vai ajudar na eliminação do sódio extra". Ingerir alimentos ricos em potássio, como bananas e vegetais folhosos também auxilia muito o organismo. Fazer exercícios físicos aeróbios pode ser a melhor defesa contra o inchaço. O suor pode levar embora o excesso de toxinas e impurezas do nosso organismo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?

Alguns exemplos de alimentos perigosos para saúde do coração são: temperos prontos, molhos prontos, refrigerantes, sopas prontas, enlatados, defumados, embutidos e sucos de caixinha.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade