Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
HERPES

Tive herpes-zoster nas costas e virilha. E agora?

Sua Saúde - Folha de Londrina
11 mar 2010 às 19:43
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Tive herpes-zoster nas costas (lombar) e virilha. Sob orientação médica, estou tomando gabapentina. Mas ainda sinto dores e inchaço no abdome.

O herpes-zoster ou ‘cobreiro’ caracteriza-se pela presença de pequenas bolhas que se formam na pele, acompanhando o trajeto dos nervos. O vírus que causa o herpes (varicela-zoster) também ocasiona a varicela. Se o paciente já teve varicela, o vírus permanece ‘dormente’ nos tecidos nervosos. Caso seja reativado, causa o aparecimento do herpes-zoster.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O quadro inicia-se com uma sensação de queimação ou formigamento local. Após dois ou três dias, essas áreas tornam-se avermelhadas e surgem pequenas bolhas agrupadas. Após uma semana, se o indivíduo apresentar boa saúde, formam-se crostas sobre as lesões e a doença praticamente terá chegado ao fim. A principal característica da enfermidade é não ultrapassar a linha média do corpo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Como no herpes-zoster a lesão é localizada, não há transmissão respiratória, mas pode haver contaminação através do contato direto. Pessoas com sistema imunológico rebaixado, como portadores de HIV, indivíduos com alguns tipos de câncer ou que fazem uso de imunodepressores são mais predispostos a manifestá-lo. A complicação mais freqüente é a neuralgia pós-herpética, que é uma dor local crônica, sendo mais comum em pacientes com faixa etária mais elevada. A doença tem uma história de resolução natural. A grande vantagem do tratamento com antiviral é diminuir a possibilidade de instalação da neuralgia. Entretanto, para ser eficaz, precisa ser introduzido nas primeiras 72h do quadro. Algumas opções são o aciclovir, o famciclovir e o valaciclovir.


Em casos mais acentuados, associa-se um antiinflamatório hormonal, como prednisona. Para a neuralgia pós-herpética, são prescritos medicamentos como amitriptilina, doxepina e a gabapentina. Pode haver recidiva, mas é muito incomum, ocorrendo em apenas 4% das pessoas sem deficiências imunológicas. Existe uma vacina contra o vírus varicela-zoster, porém só tem eficácia comprovada na prevenção da varicela em crianças. Vacina específica contra herpes-zoster ainda não existe, mas é possível que a vacina contra a varicela também o previna.

Leandro Neme, dermatologista


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade