Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Postura

Veja dicas para melhorar a qualidade do sono

Saúde - Folha de Londrina
20 mai 2011 às 14:42
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma boa noite de sono é tão importante para uma vida saudável como alimentar-se bem e praticar exercícios físicos.

Além de procurar ter uma rotina com horários regulares, silêncio, um ambiente escuro e cama limpa - usada somente para dormir e não para trabalhar, estudar ou ver televisão -, é fundamental também observar a postura.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para dormir é importante manter a coluna alinhada e as saliências ósseas (ombros, braços e joelhos) com pouca pressão. Dormir com a barriga para cima é uma posição confortável, enquanto a de bruços acaba 'forçando' a coluna para baixo, e por isso não é uma posição indicada. Dormir de lado, com joelhos flexionados e pescoço alinhado, também é uma boa posição.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


O travesseiro e o colchão são peças fundamentais para a qualidade do sono. Um travesseiro muito baixo ou muito alto faz com que a coluna cervical fique fora de seu eixo. Isso afeta os ligamentos, os músculos, as articulações e os nervos do pescoço, podendo produzir dor na região, que inclui ombros e braços.

Publicidade


A coluna, se olhada de frente, é retilínea ou curvilínea em pacientes que têm escoliose, por isso, devemos sempre manter esse alinhamento, seja em pé, seja deitado.


Já o colchão ideal é aquele que mantém a coluna reta e com pouca compressão nas saliências ósseas. Usar um colchão muito macio faz com que a coluna permaneça numa posição ''torta'', comprimindo as estruturas que a cercam.

Publicidade


Um colchão muito duro comprime as saliências ósseas, como ombro, quadris e joelhos. A escolha do colchão deve ser baseada principalmente no peso corporal da pessoa, mas também a altura tem que ser considerada. Deve-se, para tanto, consultar a tabela de densidade de colchões.


Como todo o colchão tem vida útil, deve-se virar os modelos de espuma semanalmente, para irem deformando de modo homogêneo. O colchão deve ser virado nos dois sentidos: a face que está para cima hoje deverá estar para baixo na semana que vem. Na semana seguinte, roda-se o colchão na cama, de modo que a parte que servia para apoiar as cabeças sirva para apoiar os pés.

Eduardo Novak, ortopedista (Curitiba)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade