Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Prepare-se!

As cinco perguntas essenciais antes de planejar um intercâmbio

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
21 ago 2017 às 18:14
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Estudar fora do Brasil é o objetivo de muitas pessoas, uma vez que o intercâmbio proporciona um crescimento pessoal, cultural e profissional na vida do viajante. Para ajudar a definir o caminho do intercambista, a gerente de produtos de uma agência de intercâmbios, Fabiana Fernandes, indica cinco perguntas fundamentais que devem ser respondidas quando se começa a pensar em embarcar nessa jornada.

1) Qual é o seu objetivo ao fazer um intercâmbio?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Existem muitas opções de intercâmbio, e a escolha pode variar de acordo com o que o futuro intercambista busca com a sua viagem. Ter seu objetivo bem definido vai facilitar para colocar os planos em prática. "Algumas pessoas estão buscando a fluência em um segundo idioma, outras buscam uma recolocação melhor no mercado de trabalho, fazer novos amigos e conhecer outros lugares, ou mesmo fazer algum tipo de trabalho voluntário. Ao definir esse primeiro ponto, é mais fácil escolher o país, o tempo que ficará no exterior e vai começar a ter uma ideia dos valores", afirma Fabiana.

Leia mais:

Imagem de destaque

Londrina, um destino natural para adultos e crianças

Imagem de destaque
Concurso

Organização Mundial do Turismo irá premiar viajante para promover turismo sustentável

Imagem de destaque
Roteiros turísticos

As sete maravilhas do mundo moderno e seus segredos; conheça!

Imagem de destaque
Diversas opções

Chapada dos Veadeiros: conheça os lugares mais secretos dessa linda região goiana


2) Quanto tempo você tem para ficar exterior?

Publicidade


Hora de olhar no calendário e decidir quanto tempo ficará no exterior. As férias são um bom momento para investir em um intercâmbio. "O intercambista pode aliar estudo e lazer. Em um turno do dia ele participa das aulas e em outro ele pode aproveitar para conhecer a cidade em que está", completa a gerente


3) Qual o melhor destino?

Publicidade


Pode parecer uma pergunta desnecessária, mas muitas vezes o desejo de fazer um intercâmbio surge antes de pensar no país em que se quer ir, e nem sempre o escolhido no primeiro momento é o mais indicado para alcançar o objetivo desejado. "O idioma não deve ser o único ponto a ser avaliado na hora de decidir o destino. A cultura, a gastronomia, o clima e os tipos de lazer devem ser bem pesquisados antes da escolha. Alguns pequenos detalhes são importantes para tornar a experiência ainda melhor. Por exemplo, Paris é um ótimo lugar para quem gostaria de conhecer muitos museus, mas para quem pretende visitar muitas praias, a Cidade do Cabo é uma ótima opção", completa Fabiana.


4) Qual será o investimento?

Publicidade


Essa questão depende muito do tipo de intercâmbio, do destino e do tempo disponível para ficar no exterior. A melhor opção é começar a se preparar financeiramente antes, para não ficar enrolado com os gastos. "Quanto antes começar o planejamento, mais tempo terá para resolver os assuntos burocráticos. Terá um prazo maior para correr atrás das documentações exigidas pelo país, como o visto, em alguns casos, e não será pego de surpresa com algum outro gasto que venha surgir. Outra vantagem da antecedência são as possibilidades de encontrar promoções de cursos e passagens aéreas com valores atrativos", diz Fabiana.


5) Você está pronto para a experiência?

"Essa será uma experiência transformadora, portanto, para aproveitá-la, além do desejo de viajar, é preciso estar preparado e disposto a conhecer novas pessoas, aprender uma nova língua e explorar uma cultura totalmente diferente", finaliza Fabiana.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade