Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Hospedagem

Brasileiros ainda desconhecem vantagens de albergues

Redação Bonde
05 mar 2013 às 09:24
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Embora existam albergues da juventude espalhados por todo o Brasil, a cultura de se hospedar neles ainda não é tão difundida no país. Por aqui, a palavra albergue é frequentemente associada aos abrigos destinados a acolher pessoas carentes, o que não está errado, mas o significado do termo é bem mais amplo. Em português, a expressão mais utilizada para denominar esse meio de hospedagem tem sido Hostels da Juventude, como forma de diferenciar os albergues da juventude dos abrigos tradicionais.

Os hostels existem com a finalidade de favorecer viagens de baixo custo, oferecendo padrões mínimos de qualidade. Mais do que um meio de hospedagem econômico, os albergues da juventude são lugares democráticos, onde você tem a chance de interagir com pessoas das mais diversas culturas vindas de todos os cantos do mundo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Existem albergues de todos tamanhos, preços e estilos. Podem ser independentes ou filiados a uma rede internacional, no caso do Brasil, a maioria é associada à Federação Brasileira dos Albergues da Juventude- FBAJ, que representa a marca mundial Hostelling International, mais conhecida entre os viajantes como Hi Hostel.

Leia mais:

Imagem de destaque

Londrina, um destino natural para adultos e crianças

Imagem de destaque
Concurso

Organização Mundial do Turismo irá premiar viajante para promover turismo sustentável

Imagem de destaque
Roteiros turísticos

As sete maravilhas do mundo moderno e seus segredos; conheça!

Imagem de destaque
Diversas opções

Chapada dos Veadeiros: conheça os lugares mais secretos dessa linda região goiana


Em janeiro a FBAJ divulgou um ranking com os dez Hostels da Juventude melhor avaliados no Brasil, segundo uma pesquisa realizada entre viajantes brasileiros e estrangeiros. O primeiro lugar do ranking é ocupado por um Hostel que existe há apenas quatro anos e fica em Jericoacoara, no Ceará, trata-se do Jeri Brasil Hostel. Confira o raking completo aqui.

Publicidade


Verdades e curiosidades sobre os albergues


Albergues da juventude não são destinados apenas a pessoas jovens, mas sim à viajantes de todas as idades, de qualquer nacionalidade que tenham interesse em atravessar fronteiras, ampliar horizontes e transpor barreiras culturais.

Publicidade


Nos albergues não existem apenas quartos coletivos e mistos. Quartos coletivos podem ser separados por sexo, há opções de quartos para casais e famílias. Os quartos coletivos podem ter capacidade para, quatro, seis, oito, dez, 12 e até 20 pessoas, dependendo do porte do albergue. Seguindo a mesma lógica, nem sempre os banheiros são coletivos e ficam fora dos quartos,
depende do tipo de quarto que você optou.


Há albergues bons e outros bem ruins, independente se pertencem a alguma rede ou não. Antes de escolher o seu albergue pesquise, veja o que os viajantes dizem sobre o lugar, pegue dicas de blogueiros especializados e com amigos.


O idealizador dos Albergues da Juventude foi o professor alemão Richard Schirmann que em 26 de agosto de 1909, precisou refugiar-se ao longo de uma estrada quando surpreendido por uma tempestade. Schirmann desenvolvia programas de convivência para seus alunos, das atividades pedagógicas por ele realizadas, destacavam-se pequenas viagens de estudo.

Três anos após o episódio da tempestade, em 1912, entrou em funcionamento o primeiro Hostel da Juventude. Implantado num castelo da cidade de Altena, na Alemanha, o Burg Altena continua ainda hoje em plena atividade. (Fonte: Embarque na Viagem)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade