Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
11 de agosto

Dia do garçom: os profissionais que estão na linha de frente do atendimento ao turista

Ministério do Turismo
11 ago 2017 às 11:54
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Esta sexta-feira (11) é dedicada aos garçons, profissionais que estão na linha de frente do atendimento ao turista em cafés, bares, restaurantes e hotéis, entre outros serviços que integram o turismo. As comemorações de hoje, em homenagem aos garçons, coincidem com os primeiros três meses de aplicação da lei que regulamentou, em maio, a distribuição da gorjeta, que passou a ser considerada parte do salário do funcionário e não apenas uma gratificação.

E para fazerem jus à gorjeta, os garçons precisam mesmo se desdobrarem no atendimento aos clientes. Bom humor, elegância, simpatia, tolerância e agilidade, além de uma boa dose de malabarismo no manuseio de bandejas, pratos e copos são algumas das qualidades necessários para o exercício da profissão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Muitos cafés, bares e restaurantes são conhecidos, não apenas pelo cardápio bem elaborado, mas também pela simpatia de garçons que viram verdadeiros garotos propagandas dos estabelecimentos em que trabalham. Impossível não se render à simpatia de profissionais como o cearense Arleudo Madeira, de 52 anos, e mais da metade da vida dedicada à profissão. O garçom, natural de Sobral e residente em Brasília, recebe diariamente os turistas e a clientela cativa em um dos restaurantes mais tradicionais da capital federal, onde trabalha há 20 anos.

Leia mais:

Imagem de destaque

Londrina, um destino natural para adultos e crianças

Imagem de destaque
Concurso

Organização Mundial do Turismo irá premiar viajante para promover turismo sustentável

Imagem de destaque
Roteiros turísticos

As sete maravilhas do mundo moderno e seus segredos; conheça!

Imagem de destaque
Diversas opções

Chapada dos Veadeiros: conheça os lugares mais secretos dessa linda região goiana


"Eu me sinto muito honrado e o foco do meu trabalho é o bom atendimento ao cliente", diz ele como receita de longevidade na profissão.

Publicidade


Além das funções tradicionais, os profissionais poderão exercer atividades especializadas em alimentos e bebidas como barman, somelier, chef e maitre. Esses profissionais oferecem ao turista mais exigente um tratamento mais adequado, criterioso e diferenciado.


Curiosidade

A versão mais provável para a origem do Dia do Garçom está relacionada ao prestigio dos advogados, que também comemoram o seu dia em 11 de agosto. Durante o Brasil Imperial eles eram convidados pelos restaurantes a celebrarem a data do início dos cursos jurídicos no país e, como não pagavam a conta, também ficou conhecido como o "Dia da Pendura", ainda hoje comemorado pelos estudantes de direito. Apesar da "pendura", os garçons não eram poupados da gorjeta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade