Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Infraestrutura

Parque Estadual Pico do Paraná terá base de apoio ao visitante

Redação Bonde com Sema
07 mar 2016 às 11:58
- Divulgação/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Parque Estadual Pico Paraná, entre o Litoral e a Região Metropolitana de Curitiba, terá uma base do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para apoio aos visitantes de controle e monitoramento da unidade. O terreno de acesso ao parque pertence ao município de Campina Grande do Sul e será cedido ao Estado para a construção da infraestrutura.

Na última quinta-feira (3), o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski, esteve com o prefeito Luiz Carlos Assunção, para acertar a parceria e outras medidas de apoio ao parque. "Certamente as melhorias que o município fizer na unidade de conservação trarão benefícios diretos, como aumento do ICMS Ecológico, além de ajudar a impulsionar negócios relacionados ao turismo sustentável", disse Soavinski.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No Parque Pico Paraná fica o ponto mais alto do Sul do Brasil, com 1.877,39 metros acima do nível do mar. A unidade está dentro da Serra Ibitiraquiri, uma cadeia de montanhas encrava no trecho de floresta atlântica mais bem conservado do País.

Leia mais:

Imagem de destaque
25 opções no Paraná

Parques estaduais vão funcionar normalmente durante todo o feriado de Páscoa

Imagem de destaque
Malas prontas

De olho num Carnaval natural? Confira quatro opções de Parques do Paraná

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Batida entre carro e caminhão mata um e fere três na BR-153 em Santo Antônio da Platina

Imagem de destaque
Belezas naturais

Foz do Iguaçu: a força e a beleza das águas que encantam a todos


Os quatro mil hectares do Pico Paraná e fica entre os municípios de Antonina e Campina Grande do Sul. "Faremos a cessão da área para que o IAP possa investir nas instalações necessárias", disse o prefeito. A área cedida ao Estado é uma faixa de cerca de 3 quilômetros.

Publicidade


No ano passado a Prefeitura desapropriou áreas particulares que davam acesso ao parque. "Antes dessa iniciativa do município, visitantes e montanhistas tinham que caminhar por áreas particulares e o acesso era cobrado pelos proprietários da região. Agora, além do caminho livre para entrada, a cessão da área dará condições de o Estado investir nas bases do parque", declarou o diretor de Unidades de Conservação do IAP, Guilherme Vasconcellos.


O parque e suas redondezas atraem montanhistas e aventureiros de todos os lugares. Do topo do Pico Paraná é possível avistar todo o conjunto de serras e as baías de Paranaguá e Antonina, além de Curitiba e região.

Publicidade


Voluntários


O IAP e o Clube Paranaense de Montanhismo estão organizando um trabalho de voluntariado no parque Pico Paraná, que irá aumentar a segurança dos visitantes. O trabalho Será feito dentro do projeto Adote Uma Montanha.

Publicidade


Mais de 40 pessoas já se voluntariaram para ações de atendimento ao público, contenção e melhoria de trilhas entre outras atividades dentro do parque. Neste mês técnicos do IAP farão o primeiro treinamento dos participantes, com apoio do município de Campina Grande do Sul.


ICMS Ecológico

As três unidades de conservação estaduais que abrangem o território de Campina Grande do Sul: Parque Estadual Pico do Paraná, Parque Estadual Roberto Ribas Langue e Área Especial de Interesse Turístico do Marumbi, rendem, por ano, R$ 1,3 milhão de ICMS Ecológico para o município.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade