Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pertinho de casa!

Recantos próximos a Londrina garantem lazer e diversão

Redação Bonde
26 dez 2011 às 12:22
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem curte roteiros rurais e de aventura estava contando os dias para a chegada das férias. Afinal, quer não quer dar aquela esticada e relaxar nem que seja por alguns dias? Para quem conseguiu poucos dias de descanso ou está com a grana curta, uma boa pedida é curtir a natureza com a turma ou com a família num belo roteiro de turismo rural, por aqui mesmo, bem próximo a Londrina (PR).

Não é preciso planejar roteiros caríssimos para aproveitar as altas temperaturas e curtir o merecido descanso. Na região de Londrina vários hotéis e pousadas oferecem atividades de aventura, ecoturismo e turismo rural. É só escolher o seu destino e colocar o pé na estrada!

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Faxinal - A natureza foi generosa com o município de Faxinal (a 100 km de Londrina). De relevo acidentado e recursos hídricos abundantes, a cidade concentra dezenas de cachoeiras que a tornam ideal para o turismo de aventura ou a simples contemplação das exuberantes paisagens formadas por rios, quedas d'água e mata nativa deixam o clima sempre ameno e agradável.

Leia mais:

Imagem de destaque
25 opções no Paraná

Parques estaduais vão funcionar normalmente durante todo o feriado de Páscoa

Imagem de destaque
Malas prontas

De olho num Carnaval natural? Confira quatro opções de Parques do Paraná

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Batida entre carro e caminhão mata um e fere três na BR-153 em Santo Antônio da Platina

Imagem de destaque
Belezas naturais

Foz do Iguaçu: a força e a beleza das águas que encantam a todos


A região tem 68 cachoeiras catalogadas. As quedas mais abruptas - que ultrapassam os cem metros de altura - favorecem a prática de esportes radicais como o rapel, oferecido por guias especializados do próprio município. Nessa modalidade, os praticantes descem por encostas de montanhas ou paredões de rochas através de amarrações. A surpresa maior da aventura é o forte ''spray'' de água que emana das cachoeiras, banhando o esportista durante a descida.

Publicidade


Já as cachoeiras mais delicadas conferem aos rios as características ideais para a prática do boia-cross, quando os aventureiros descem pelas corredeiras transpondo pequenas quedas d'água. O acesso, por trilhas entre a vegetação, favorece ainda a prática de caminhadas.



A estrutura de Faxinal para a recepção de turistas ainda é modesta, porém, suficiente para garantir bons momentos junto à natureza. Além de cinco hotéis e restaurantes na área urbana, a cidade conta com dois hotéis-fazenda e um camping. Em todos eles, é possível pernoitar ou apenas pagar uma taxa para passar o dia.

Publicidade


O mais antigo e estruturado hotel-fazenda é o Luar de Agosto. A área de 50 alqueires é cercada por montanhas e banhada pelo rio São Pedro, que também batiza o salto de 125 metros onde é possível praticar rapel ou simplesmente contemplar a impressionante cachoeira que, com ajuda do vento, molha até mesmo quem está a vários metros de distância.


O hotel oferece também o arvorismo, que permite aos praticantes caminharem por uma trilha acrobática entre as copas das árvores, boia-cross, rapel e piscina com capacidade para 400 mil litros de água corrente. Os hóspedes do chalé podem utilizar também a piscina aquecida.

Publicidade


Outras informações pelo telefone (43) 3461-1421 ou pelo site www.luardeagosto.com.br.


Estância Barão do Rio Branco - A cidade de Tamarana, que fica apenas a 62 km ao Sul de Londrina, abriga belezas naturais que muitos norte-paranaenses desconhecem, ou nem mesmo imaginam. Na rota deste turismo rural está a Estância Barão do Rio Branco, uma propriedade de 20 alqueires com muita sombra e água fresca.

Publicidade


Reprodução
Reprodução


O local possui quatro quedas d'água, sendo que duas formam cachoeiras com até 40 metros de altura, ideal para quem curte escalada e rapel. A mata é nativa tem espécies de pinus, gabiroba, angico e ipês roxos e amarelos.


A Estância tem infraestrutura simples, com alojamento tanto na casa principal de 12 lugares como na na área de camping, que dispõe de dois banheiros, um com chuveiro quente e outro com chuveiro frio. Toda a área do camping é gramada e possui bastante sombra. Também há espaço para um campo de futebol. A alimentação pode ser preparada pelos administradores da Estância (tem que combinar com antecedência) ou pelos próprios hóspedes (há um espaço com churrasqueira, pia, mesa e fogão a gás).

Publicidade


A Barão do Rio Branco fica aproximadamente a 26 km de Tamarana e 70 km de Londrina. Para reservas e outras informações, o telefone de contato é o (43) 9998-8310 (falar com Aurânia).


Estância Cachoeira - Distante apenas 40 minutos (62 km) de Londrina (a 2 km do centro de Tamarana- km 58 da Estrada do Candiró), a Estância Cachoeira é um local perfeito para passar o dia ou o fim de semana em contato com a natureza.

Publicidade


Reprodução
Reprodução


O lugar oferece diversas atrações, com destaque para as lindas cachoeiras construídas nas corredeiras no rio Apucaraninha, com uma ponte pênsil de 70 metros para atravessá-lo de um lado a outro e mirante no meio do rio. Isso sem falar da mata virgem, mina d-água, bosque de araucárias, represa, auditório ao ar livre e roda d-água, que encantam os visitantes.


Os visitantes escolhem as atividades a serem realizadas, que podem incluir trilhas na mata virgem, caminhadas temáticas, plantio de mudas, brincadeiras lúdicas e antigas, diversos tipos de jogos como bola queimada e vôlei na lama, pesca esportiva de peixes nativos como lambari e cascudo e esportes radicais, como rafting, tirolesa e rapel montados em árvores não nativas.


Quem vai à Estância também pode pernoitar no local, pois há espaço para acampar e duas casas rústicas, mas muito confortáveis, com lareira, churrasqueiras, banheiros e cozinhas totalmente equipadas. Uma casa tem capacidade para 11 e a outra para quatro pessoas. Além disso, a propriedade também conta com um espaço para fazer fogueira e luau.


Alguns pacotes oferecidos pela Estância incluem café da manhã, almoço e lanche da tarde, servidos em mesas ao ar livre. Quem preferir, pode levar e preparar as refeições nos chalés ou nas churrasqueiras. É recomendado usar roupas leves, tênis, protetor solar e repelente.


Outras informações pelo telefone (43) 3322-3737 ou pelo site www.estanciacachoeira.com.br.


Reprodução
Reprodução - Estância ecológica Ferraz
Estância ecológica Ferraz


Estância Ecológica Ferraz - Localizada na Rodovia Celso Garcia Cid, km 397 (ao lado da base Econorte 05), o local é um convite ao descanso e à tranquilidade, o local é cercado pelo verde da vegetação nativa, que abriga uma grande diversidade de pássaros e mais de 200 macacos pregos. A flora da fazenda é totalmente preservada e no seu interior há várias espécies nativas.


Para o serviço de hospedagem são usadas casas rústicas de madeira da época dos colonos. Essas casas foram transformadas em 10 chalés que proporcionam maior conforto ao visitante sem tirar as características rústicas do lugar.


Os chalés são mobiliados e incluem geladeira, fogão, ventilador de teto e TV com antena parabólica. Os visitantes devem levar a comida. Na sede, ainda há espaço para 50 pessoas. Para quem quer ter um dia cheio de atividades, a estância contempla todos os gostos no que diz respeito ao lazer. São duas piscinas - para adultos e crianças - parquinho infantil, campo de futebol, passeios a cavalo e de charrete, minas d´água, trilhas e lagos com tilápias e pacus para pesca recreativa.


Mais informações pelo telefone (43) 9994-9390


Pousada das Alamandas – Localizada em Rolândia (PR, a apenas 30 minutos de Londrina, é um lugar ideal para descansar e se descontrair. O local proporciona aos clientes pacotes day use, em que é possível passar o dia, das 9h às 18h. Há também pacotes de fim de semana que incluem pernoite, jantar no sábado e também café da manhã e almoço no domingo.


Reprodução
Reprodução


A pousada oferece 14 chalés e quatro apartamentos equipados com televisão, telefone, frigobar, ducha quente e varanda com rede. A estrutura ainda inclui piscinas para adultos e crianças, quadra de vôlei de areia, campo de futebol suíço, miniparque e salão de jogos. Também é possível fazer caminhadas, conhecer os cafezais e lavouras (soja e trigo) que ainda fazem parte da fazenda onde a pousada está instalada, agendar horários para massagem e andar a cavalo ou de charrete.


O restaurante da pousada oferece uma boa comida num ambiente tipicamente campestre. O cardápio mescla massas, saladas e carnes com pratos rurais como polenta frita, frango ao molho e porco no tacho. Aos domingos, o restaurante é aberto ao público e serve almoço self-service com sobremesa inclusa.


A pousada fica na Estrada São Rafael, km 2. Informações e reservas pelo telefone (43) 3256-1665, todos os dias das 7h às 22h ou pelo site www.pousadadasalamandas.com.br.


Canyon Guartelá - Quem está disposto a rodar um pouco mais - já fora da região Norte - o Canyon do Rio Iapó é uma ótima pedida. Popularmente conhecido como 'Canyon Guartelá', é o sexto maior do mundo em extensão, e o maior do Brasil, com 32 Km, e altitudes que variam de 700m a 1.200m. Está localizado no Parque Estadual do Guartelá, entre os municípios de Tibagi e Castro, nos Campos Gerais do Paraná (a 210 km de Londrina, pela PR151).


Reprodução
Reprodução


A paisagem vista do alto do Vale do Rio Iapó, principalmente ao amanhecer, é surpreendente. A bruma que cobre os campos vai se escoando e, aos poucos, surgem copas de Araucárias ou "Pinheiros-do-Paraná" centenárias e formações rochosas muito interessantes. Sinuosas, altíssimas, irregulares, recortadas em fendas, surgem duas cadeias de montanhas, separadas pelo leito do Rio Iapó.


O Parque Estadual do Guartelá foi criado em 1992, com o objetivo de proteger o ecossistema local. No local, com a companhia obrigatória de um guia fornecido pelo parque, é possível tomar banho nos Panelões do Sumidouro (grandes buracos em meio às corredeiras, criados pela ação da água), visualizar inscrições rupestres e se deslumbrar com a imensidão do canyon nos mirantes do parque. Um dos visuais mais bonitos do lugar é a cachoeira da Ponte de Pedra, com quase 200 metros de altura. No meio da queda, o arroio do Pedregulho atravessa a rocha, formando uma verdadeira ponte de pedra natural.


Reprodução
Reprodução


Outro ponto que vale a pena visitar é conhecido como Lagrimas de Santa Clara. Localizada no Parque Pousada Canyon do Guartelá (área particular), a uma distancia aproximada de 28 km do centro de Castro. É uma pequena queda de água, que respinga em uma lagoa cravada no meio da mata. As gotas parecem lágrimas que caem do céu. Conta a lenda que ao tomar a água e fazer um pedido, este será concedido.


O Parque funciona de quarta a domingo e feriados nacionais das 8h às 18h e não é cobrada taxa de entrada.


Pousadas e fazendas


Enquanto o Parque Guartelá é procurado pelo turismo contemplativo de apenas um dia, pousadas e fazendas adjacentes estão investindo em roteiros alternativos, opções de aventura e infraestrutura para que o visitante fique mais tempo na região. Um exemplo é a Reserva Ecológica Itaytyba, propriedade particular localizada no outro lado do cânion, em uma área de 1090 hectares ao longo da margem direita do Iapó. O complexo ecoturístico rural conta com uma infraestrutura para grandes grupos e eventos, além de diversas opções de lazer, gastronomia, atividades culturais e programas ambientais.


Outra estância interessante da região é a Fazenda São Damásio, com acesso pelo km 38 da Rodovia Tibagi – Castro (PR-340). Antiga propriedade escravocrata, a fazenda guarda paredões abruptos do Cânion Guartelá, além de vários arenitos que despontam pelos campos ao redor. A paisagem deslumbrante e primitiva do local já foi cenário para diversos documentários, entre eles o filme "Preço da Paz", de Paulo Morelli, que conta a história da Revolução Federalista brasileira.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade