Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Se informe!

Entenda projeto que pode mudar regras de cidadania italiana

Agência Ansa
27 jun 2017 às 17:55
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Tema de acalorados debates no Parlamento da Itália, a nova lei de cidadania proposta pelo governo pode introduzir mudanças importantes no processo de obtenção da nacionalidade italiana.

A iniciativa é patrocinada pelo Partido Democrático (PD), legenda de centro-esquerda do primeiro-ministro Paolo Gentiloni e dona da maior bancada na Câmara dos Deputados e no Senado. Por outro lado, enfrenta forte resistência da ultranacionalista Liga Norte, do conservador Força Itália (FI) e do antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Confira abaixo as principais questões referentes ao projeto:

Leia mais:

Imagem de destaque
Rota dos vinhos

Governador sanciona leis para fomento do turismo rural

Imagem de destaque
Universo tecnológico

Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!

Imagem de destaque
Após ciclone

Arquipélago turístico de Flórida Keys voltará a receber turistas em outubro

Imagem de destaque
Implementação

Emissão de vistos eletrônicos brasileiros começa em novembro


Como é hoje?
Atualmente, estrangeiros podem obter a cidadania italiana por meio do sistema conhecido como "jus sanguinis", termo em latim que significa "direito de sangue". Ou seja, descendentes de italianos, dependendo do grau de parentesco, podem pleitear a dupla nacionalidade.

Publicidade


Além disso, filhos de estrangeiros também têm direito de pedir a cidadania após os 18 anos, mas desde que tenham vivido na Itália durante todo esse período.


O que mudaria com a nova lei?
Se o projeto do PD for aprovado, a legislação da Itália passará a prever também o "jus soli", ou "direito ligado ao território". De acordo com o texto, crianças estrangeiras nascidas no país terão direito à cidadania, desde que sejam respeitados alguns requisitos.

Publicidade


Um deles exige que pelo menos um dos genitores tenha residido legalmente em solo italiano por um período mínimo de cinco anos. Além disso, o pai ou a mãe em questão precisaria passar por uma prova de italiano e declarar uma renda mínima capaz de dar condições adequadas de vida ao filho.


O projeto ainda prevê o "jus culturae" ("direito de cultura"), que daria cidadania a crianças e adolescentes estrangeiros que tenham nascido na Itália ou desembarcado no país antes de completar 12 anos, desde que tenham frequentado escolas italianas por ao menos cinco anos letivos.

Publicidade


Se o jovem tiver entrado na Itália entre os 12 e 18, terá de comprovar pelo menos seis anos de moradia legal no país e a conclusão de um ciclo escolar.


O que mudaria para os brasileiros que já entraram com pedido de cidadania?
Nada. Se o texto não for alterado, o processo de obtenção da cidadania italiana por meio do "jus sanguinis" não sofrerá nenhuma mudança.

Publicidade


Em qual estágio estão os debates?
O projeto já foi aprovado pela Câmara e agora está em discussão no Senado, onde a maioria do governo é mais estreita. Sem o apoio de outros partidos, o PD dificilmente conseguirá fazer o projeto passar.


Os debates entre os senadores começaram no último dia 15 de junho, em uma sessão marcada por tumultos. Algumas pessoas, como a ministra da Educação Valeria Fedeli, foram parar na enfermaria do Senado por causa do empurra-empurra.


Ainda existe a hipótese de o texto ser aprovado com alterações, o que faria com que ele voltasse à Câmara dos Deputados para uma nova votação.

Quantas pessoas podem se beneficiar do projeto?
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (Istat) relativos ao início de 2016, mais de 1 milhão de menores de idade estrangeiros residem na Itália, mas não é possível saber quantos cumpririam os requisitos necessários para obter a cidadania pelo "jus soli".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade