Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Márcio Favilla

Ministério reforça apoio de candidatura brasileira ao comando da Organização Mundial de Turismo

Ministério do Turismo
09 mai 2017 às 17:52
Márcio Favilla em evento da ONU - Divulgação/Unctad
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Organização Mundial de Turismo (OMT), agência especializada das Nações Unidas, elege na próxima sexta-feira (12), em Madri, na Espanha, seu novo secretário geral para um mandato de quatro anos (2018/2021). O secretário executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, chefia a comitiva do MTur que participará do evento em apoio à candidatura do brasileiro Márcio Favilla, atual diretor executivo de Competitividade, Relações Exteriores e Parceiras da OMT.

O eleito na reunião do Conselho Executivo da OMT vai ocupar a vaga de Taleb Rifai, que encerra este ano seu segundo mandato à frente da organização. O mineiro Márcio Favilla, ex-secretário executivo do Ministério do Turismo e dirigente da OMT desde 2010, disputa o cargo com candidatos de outros seis países: Armênia, Geórgia, República da Coréia, Seychelles, Zimbábue e Colômbia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Márcio Favilla, com sua ampla experiência e atuação no setor de turismo, tem todas as credenciais para ocupar o cargo. O Brasil é um país que enfrenta grandes desafios e vem conseguindo avanços importantes neste segmento. Temos muito a contribuir para elevar a importância do turismo no cenário global", afirma o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Leia mais:

Imagem de destaque
Rota dos vinhos

Governador sanciona leis para fomento do turismo rural

Imagem de destaque
Universo tecnológico

Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!

Imagem de destaque
Após ciclone

Arquipélago turístico de Flórida Keys voltará a receber turistas em outubro

Imagem de destaque
Implementação

Emissão de vistos eletrônicos brasileiros começa em novembro


Os demais candidatos ao cargo de secretário geral da OMT são: Vahan Martirosyan, ministro dos Transportes, Comunicação e Informações Tecnológicas da Armênia; Jaime Alberto Sanclemente, embaixador da Colômbia na Áustria; Zurab Pololikashvili, embaixador da Geórgia na Espanha; Young-shim Dho, da República da Coréia e presidente da Organização para o Turismo Sustentável da OMT para a Eliminação da Pobreza; Alain St. Ange, de Seychelles e presidente da Organização para o Turismo Sustentável da Organização Mundial do Turismo para a Eliminação da Pobreza e; Walter Mzembi, ministro da Indústria do Turismo e Hotelaria do Zimbábue.

Publicidade



Perfil
Márcio Favilla ocupou o cargo de secretário-executivo do então recém-criado Ministério do Turismo do Brasil entre 2003 e 2007, sendo um dos responsáveis pela estruturação da pasta e pelo desenvolvimento e implementação do primeiro Plano Nacional de Turismo no país. Ele participou, à época, como chefe da delegação brasileira de reuniões da Assembleia Geral e do Conselho Executivo da OMT, além de ter sido presidente da Comissão da OMT para as Américas em 2006. Favilla também foi vice-ministro de Relações Institucionais da Presidência da República do Brasil de 2007 a 2009.


Na última semana, o candidato brasileiro, Márcio Favilla, deu uma entrevista para o âncora da rede de televisão internacional CNN Richard Quest. Na ocasião, Favilla destacou que o maior desafio é "garantir o crescimento do turismo de forma sustentável. Para todos, todas as pessoas, nações em desenvolvimento e desenvolvidas". Ele sustentou que todos os pilares da sustentabilidade – econômico, social e ambiental – devem ser levados em consideração e apontou a integração entre os povos como caminho.


Assista aqui a entrevista completa:


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade