Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Região do Angra Doce

Paraná se une a São Paulo para estruturar ações turísticas na região da Usina de Chavantes

Agência Estadual de Notícias
03 fev 2017 às 18:04
- Arnaldo Alves/ANPr
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os governadores Beto Richa e Geraldo Alckmin (SP) assinaram nesta sexta-feira (3), em Ribeirão Claro (PR), um protocolo de intenções para estruturar as ações turísticas na região de Angra Doce, que está localizada no entorno da Usina Hidrelétrica de Chavantes, na confluência dos rios Paranapanema e Itararé, na divisa entre os estados do Paraná e São Paulo.

Com o protocolo, a região do Angra Doce passa a ser formalmente reconhecida como área de especial interesse turístico. O objetivo é utilizar o turismo para promover o desenvolvimento sustentável integrado da região, aliado à conservação dos recursos naturais, fomento da economia local, geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida da população, elevando o IDH-M da região.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"É um projeto muito completo e abrangente, que atende tanto a questão turística, que vai gerar muito emprego e renda para a nossa população, e ainda vai preservar o nosso meio ambiente. Isso certamente vai mudar o perfil econômico e social dessa importante região do Paraná e de São Paulo", disse Richa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Rota dos vinhos

Governador sanciona leis para fomento do turismo rural

Imagem de destaque
Universo tecnológico

Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!

Imagem de destaque
Após ciclone

Arquipélago turístico de Flórida Keys voltará a receber turistas em outubro

Imagem de destaque
Implementação

Emissão de vistos eletrônicos brasileiros começa em novembro


O governador também lembrou da importância da união de dois grandes estados para o desenvolvimento de um projeto. "Ao trabalharmos juntos, damos mais força ainda às propostas. A última vez que o governo de São Paulo e do Paraná se reuniram foi em 1984, quando os governadores José Richa e André Franco Montoro criaram o Estuarino-Lagunar de Iguape-Cananéia para preservar a Mata Atlântica, que ainda está intocada na região."

Publicidade


O governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, reforçou, também, a importância da parceria. "É uma boa parceria entre dois estados irmãos, unidos pelas águas do Paranapanema. Vamos trazer empreendedores para a região, promover esporte náutico, pesca e trazer hotéis em um lugar cheio de belezas naturais perto de Curitiba e de São paulo, promovendo sempre o turismo, que hoje é uma das fontes de emprego e renda", disse.



Projeto

Publicidade


O projeto de Angra Doce engloba 15 municípios situados no entorno da usina. A região é propícia para a prática de vários esportes, como rafting, canoagem, trekking, asa delta, parapente, equitação e pesca esportiva. Além disso, também possui cachoeiras, trilhas, praias artificiais e lugares históricos, como a ponte pênsil Alves de Lima, que foi destruída durante a Revolução Constitucionalista de 1932 e reconstruída quatro anos mais tarde.


Tombada pelo Patrimônio Histórico, é a única ponte pênsil do Brasil com o piso e as laterais revestidos em madeira.

Publicidade


A assinatura da parceria teve a presença de representantes do governo federal e de secretários de estados das pastas diretamente envolvidas no projeto, além de lideranças regionais políticas, empresariais, de universidades e da sociedade civil organizada.


"Com a assinatura desse pacto interestadual haverá muitos investimentos aqui na região que nos darão condições para atender e recepcionar os turistas", disse o prefeito do município paranaense de Ribeirão Claro, Mário Pereira.

Publicidade


Interesse turístico


Cinco municípios do Paraná (Carlópolis, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Salto do Itararé e Siqueira Campos), e dez de São Paulo (Barão de Antonina, Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Fartura, Ipaussu, Itaporanga, Piraju, Ourinhos e Timburi) serão impactados pelas ações em Angra Doce.

Publicidade


O plano de desenvolvimento sustentável da região inclui proteção ambiental com utilização de energia limpa, reciclagem e reutilização de materiais; adoção de políticas públicas inclusivas e redistributivas; incentivo à economia criativa, à valorização da cultura e gastronomia local e respeito aos direitos humanos.


A proposta, que é chancelada como projeto inovador pelo Programa Cidades da Organização das Nações Unidas (ONU), é montar uma governança envolvendo vários setores dois estados, envolvendo secretarias de governo, universidades e sociedade civil.

Publicidade


"Belezas naturais, tranquilidade, lazer, turismo, tudo isso com sustentabilidade e economia pujante. Oferecer mais esta opção de turismo baseado no desenvolvimento sustentável da região é o objetivo dos governos do Paraná e de São Paulo e toda a comunidade da região do Angra Doce", destacou o secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Paraná, Cyllêneo Pessoa Pereira Junior, cuja pasta está capitaneando o projeto no estado.


Projetos estruturantes


As ações estruturantes imediatas focam em capacitação de agentes e de mão de obra para o turismo, apoio ao empreendedorismo e à instalação de micro e pequenas empresas locais; coleta seletiva, reciclagem e educação ambiental; criação de reservas legais, manejo adequado na produção agrícola e na produção de orgânicos; monitoramento da qualidade da água dos rios que abastecem a represa de Chavantes; incentivo à formação de arranjos e cadeias produtivas locais sustentáveis; apoio à piscicultura; ordenamento territorial para instalação de novos empreendimentos da indústria do turismo, entre outras.

A médio e longo prazo, estão previstos projetos de infraestrutura nas rodovias, de melhoria dos serviços de telecomunicações e também de instalações públicas de apoio ao turismo, como por exemplo, adequação urbanística das praias e áreas públicas da região, incluindo áreas de acampamento, albergues, hotéis, restaurantes e lojas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade