Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tradição

Pirenópolis: a realeza das Cavalhadas e a Festa do Divino

Ministério do Turismo
05 jun 2017 às 16:09
- Reprodução/Rodolfo Vilela
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ainda é madrugada quando a população de Pirenópolis (GO), cidade histórica do ciclo do ouro, é acordada ao som de fogos de artifício e banda de música para celebrar a Festa do Divino Espírito Santo. Moradores e turistas se acotovelam nas ruas de pedra do centro histórico em uma alvorada festiva. A população sai em direção à casa do 199º imperador da festa, o advogado aposentado Luiz Carlos Cardoso, que recebe seus súditos com um verdadeiro banquete matinal.

Atualmente, cabe ao imperador o papel de organizador e festeiro da tradição realizada desde 1819. No passado, o personagem símbolo da coroa portuguesa tinha poderes reais até para soltar presos. "É uma honra ter o Divino na minha casa, privilégio que poucos pirenopolinos tiveram em quase dois séculos", reconhece. Ao logo do ano, um altar improvisado na sala, com a coroa do Divino, recebe visitas de devotos e turistas. A coroa também percorre a cidade e o campo nas folias que antecedem a Pentecoste.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para celebrar a data, no último domingo (4), o cortejo real seguiu até a matriz acompanhado de turistas e devotos. A programação seguiu a tradição que remonta a origem da celebração, no século XIII, quando a rainha Isabel doou sua coroa ao Divino, no domingo de Pentecoste, para celebrar a paz entre Portugal e Aragão, hoje Espanha.

Leia mais:

Imagem de destaque
Rota dos vinhos

Governador sanciona leis para fomento do turismo rural

Imagem de destaque
Universo tecnológico

Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!

Imagem de destaque
Após ciclone

Arquipélago turístico de Flórida Keys voltará a receber turistas em outubro

Imagem de destaque
Implementação

Emissão de vistos eletrônicos brasileiros começa em novembro


Durante 70 anos os escravos foram excluídos da festa e, por esse motivo, ainda hoje, os negros realizam o reinado de Nossa Senhora do Rosário e o Juizado de São Benedito, com elementos da cultura afro e cristã, na mesma época. Catiras, congadas, contradança e até pastorinhas (auto natalino) ampliam as opções para quem visita Pirenópolis durante a festa do Divino, além dos já tradicionais atrativos históricos, naturais, da gastronomia e a arte local.

Publicidade



Cavalhadas


A Festa do Divino marca o início de outra tradição de Goiás. As Cavalhadas vão até setembro em 13 cidades, sendo Pirenópolis a principal delas. Dez mil espectadores lotaram o Cavalhódromo para a abertura da encenação que, ao longo de três dias, relembra as guerras entre cristãos e mouros na Península Ibérica (Espanha e Portugal).

Publicidade


A disputa entre os exércitos reais chegou ao Brasil com os Jesuítas. A representação teatral era uma forma de catequisar índios e escravos ao mostrar o poder dos cristãos, que retomaram os territórios sob domínio mulçumano ao longo de 800 anos. A riqueza de detalhes das vestimentas e adereços que adornam soldados e cavalos dão ao espetáculo o brilho e a pompa de uma corte real.


As evoluções realizadas no estádio de futebol adaptado para as Cavalhadas são intercaladas pelos "mascarados". São homens e mulheres fantasiados de boi, onça, pássaro e até de capeta. A voz descaracterizada e a fantasia mantêm o anonimato. Desde a véspera, eles invadem a cidade pedindo dinheiro e bebida para animar a festa.

Em sua origem, os mascarados seriam os excluídos das Cavalhadas, já que a batalha resume-se aos 12 integrantes de cada exército. Hoje, eles integram a lista do inventário dos bens culturais que transformaram a festa do Divino e as Cavalhadas de Pirenópolis em Patrimônio Imaterial do Brasil. O turista americano Grant Earnest classificou o festejo como "Interessante e exótica". O diplomata veio de São Paulo com a esposa Méilee Wong Earnest que se encantou com a grandiosidade da festa e os atrativos culturais e naturais de Pirenópolis.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade