Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento!

Transportar animais no carro requer atenção e cuidado, alerta Detran Paraná

Redação Bonde com AEN
26 abr 2017 às 17:23
- Divulgação/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É comum as pessoas que possuem animais de estimação levar seus companheiros para um passeio ou uma viagem de carro. Porém, é preciso tomar alguns cuidados e seguir o que a legislação de trânsito estabelece para segurança do bichinho e dos demais passageiros

"Levar um bicho de estimação solto no veículo pode causar acidentes e colocar em risco não só a vida do animal, mas também do condutor, passageiros e dos outros motoristas ao redor", alerta o diretor-geral do Detran Paraná, Marcos Traad.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O número de infrações por transporte irregular de animais é pequeno no Estado. Segundo o Detran, de janeiro até abril deste ano, as infrações por conduzir animais nas partes externas do veículo e conduzir o veículo transportando animais a sua esquerda ou entre braços e pernas, somam 228 multas. Entre os municípios com mais autuação, estão Curitiba, com 66 multas, Maringá com 40 e Londrina com 23 autos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Rota dos vinhos

Governador sanciona leis para fomento do turismo rural

Imagem de destaque
Universo tecnológico

Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!

Imagem de destaque
Após ciclone

Arquipélago turístico de Flórida Keys voltará a receber turistas em outubro

Imagem de destaque
Implementação

Emissão de vistos eletrônicos brasileiros começa em novembro


Segundo um estudo da Sociedade União Infantil Protetora dos Animais, em uma situação hipotética, se um carro a 50 km/h colide em um outro veículo com um cachorro de 10 kg no banco traseiro, sendo transportado sem os cuidados necessários, o animal é projetado para a frente com um impacto equivalente a 4 mil kg.

Publicidade



"O correto é transportar animais sempre com cinto, no banco de trás ou em caixas de transportes exclusiva para este tipo de situação, caso contrário a visibilidade do motorista fica comprometida, o que pode causar freadas bruscas e até mesmo um acidente", orienta Noedy Bertazzi, da coordenadoria de educação para o trânsito do Detran.


Cuidados especiais
Para cães, em viagens longas, o ideal é levar em uma caixa de transporte. Já para passeios rápidos, usar o cinto peitoral, que fica preso ao cinto de segurança do carro, e não machuca o animal. No caso de transporte de gatos que se assustam com mais facilidade, o correto é transportar apenas em caixas. Peixes devem ser deslocados apenas em sacos plásticos, e os passarinhos em gaiolas.

Publicidade


Penalidade
De acordo com o artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro, conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados, caracteriza uma infração grave e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já o artigo 252, que diz respeito a dirigir o veículo transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas, é uma infração média com 4 pontos na CNH.


Campanha
No ano passado, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) criou uma estratégia diferente para chamar a atenção para a prevenção de acidentes e redução do número de vítimas no trânsito. Como parte das ações do movimento Maio Amarelo, a autarquia criou 31 pequenas campanhas publicitárias, com duração de um dia cada uma, sobre atitudes que podem fazer a diferença.


Os vídeos mostram depoimentos baseados em fatos reais e serão exibidos, um por dia, no site www.detran.pr.gov.br/maioamarelo e nas redes sociais do Detran.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade